Da Redação
A Bronca Popular
O Procon de Cuiabá emitiu uma notificação ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, referente a possíveis irregularidades na venda de ingressos com desconto de meia-entrada em jogo de futebol que será realizado no próximo dia 12 na Arena Pantanal, em Cuiabá.
A notificação, de caráter obrigatório, requer esclarecimentos sobre a venda de ingressos para os jogos entre Brasil e Venezuela, marcado para o dia 12 de outubro de 2023, e entre Brasil e Bolívia, ocorrido no dia 08 de setembro de 2023.
O Procon de Cuiabá recebeu denúncias de consumidores relatando dificuldades na obtenção de ingressos com desconto de meia-entrada nos mencionados jogos. De acordo com a lei, a meia-entrada deve ser disponibilizada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, mediante a comprovação dos critérios estabelecidos.
A notificação requer que a CBF apresente, no prazo máximo de 48 horas a partir do recebimento, os seguintes documentos e esclarecimentos:
1. Um relatório detalhado da venda de ingressos para o jogo entre Brasil e Venezuela, que será realizado na Arena Pantanal em 12 de outubro de 2023, indicando os ingressos vendidos como meia-entrada, conforme estabelecido pelo Decreto Federal n° 8.537/15.
2. Um relatório semelhante para o jogo entre Brasil e Bolívia, realizado no Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença em 08 de setembro de 2023, incluindo a indicação dos ingressos vendidos como meia-entrada.
3. Esclarecimentos detalhados sobre a precificação dos ingressos, destacando os principais fatores que compõem os preços, bem como as razões que levaram à venda de ingressos em setores similares com preços mais elevados em comparação com o jogo anterior contra a seleção da Bolívia.
A notificação alerta que a falta de cooperação por parte da CBF poderá caracterizar desrespeito às determinações dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e crime de desobediência.
Em caso de omissão, a CBF estará sujeita a multas e terá seu nome incluído nos Cadastros Estadual e Municipal de Reclamações Fundamentadas, de acordo com o artigo 44 do CDC.
Marcus Macedo 06/10/2023
Uma vergonha o que a CBF fez, querer que crianças paguem ingresso inteiro do dia das crianças, acompanhei no momento da abertura das vendas e já abriu com meia entrada esgotado. Uma falta de respeito com todos os matogrossenses, meu repúdio a CBF.
1 comentários