Da Redação
A Bronca Popular

Na última sessão legislativa do ano de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Diamantino foi palco de revelações impactantes, marcadas por denúncias do vereador Edmilson Freitas (PSDB). Entre as surpresas apresentadas, destacou-se a acusação de descumprimento da Lei Municipal 1.559/2023, que proíbe o recebimento de diárias dentro do estado.
O vereador trouxe à tona evidências concretas do pagamento de duas diárias no interior do estado, solicitando que a secretária de Saúde, Marineze Meira, devolva os valores indevidamente recebidos aos cofres públicos, uma vez que ela é beneficiária de verba indenizatória.
Mas as denúncias não se limitaram a infrações legais. Edmilson Freitas lançou luz sobre a empresa Facilita, prestadora de serviços de assessoria à Secretaria de Saúde de Diamantino. Mesmo com seus bens bloqueados pela justiça, em decorrência de acusações de desvio de mais de um milhão de reais, a empresa continuou ativa no município.
O vereador ressaltou os valores expressivos pagos à Facilita, apontando para o cancelamento de diversos contratos e alegações de desvio de recursos na prefeitura de Chapada dos Guimarães. Ele não deixou de mencionar a relação nebulosa entre os sócios da Facilita e os laços familiares com outra empresa, a notória TWI Inovadora Sistema.
Edmilson afirmou que há indícios de "falcatrua" para ganhar licitações entre a Facilita e a TWI, citando pregões suspensos, como o de Sapezal – MT. O vereador enfatizou que há alguém se beneficiando indevidamente com a assessoria prestada em Diamantino.
A equipe de reportagem procurou contato com os envolvidos para esclarecimentos, porém, até o momento, não obteve sucesso. As denúncias apresentadas por Edmilson Freitas certamente deverão ser investigadas mais a fundo, uma vez que levantam questionamentos sérios sobre o cumprimento da lei e a integridade nas relações contratuais entre o poder público e empresas prestadoras de serviços.
O outro lado

A secretária de Saúde, Marineze Meira, enviou à redação um ofício datado de 27 de novembro, no qual ela pede o cancelamento das diárias empenhadas e liquidadas no dia 05 de setembro de 2023 no valor de R$ 400.
No documento, ela afirma que o empenho foi processado de forma indevida.
"Esse vereador é equivocado. Ele não sabe o que diz. Foi realmente feito uma solicitação equivocada na época, mas em tempo foi pedido de cancelamento. Não houve recebimento nenhum dessa diária", escreveu Marineze.
Edmilson Freitas suspeita que o ofício tenha sido produzido com data retroativa para eximir Meire de culpa. "Mais de 80 dias para descobrir que a solicitação de diárias, o empenho e a liquidação foram processados por equivoco é muito estranho", afirmou o parlamentar
A empresa Facilita enviou à redação Nota de Esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A empresa Facilita Gestão Pública Brasil repudia as afirmações realizadas pelo Vereador Edmilson Freitas (PSDB), publicadas no Portal “A Bronca Popular” na data de 13/12/2023, envolvendo seu nome.
A empresa Facilita não possui nenhuma ordem de bloqueio de bens, pois o processo citado, que é o único em 11 anos de história, foi julgado totalmente improcedente, comprovando a inocência da empresa.
Quanto aos serviços prestados ao Município de Diamantino, estes foram contratados mediante processo licitatório regular, e é executado nos termos da lei.
Além disso, não existe absolutamente nenhuma relação familiar ou profissional entre a empresa Facilita Gestão Pública e a citada empresa TWI, assim como não existe nenhum pregão suspenso envolvendo a empresa Facilita junto ao Município de Sapezal, município este que inclusive é seu cliente há 5 (cinco) anos, sendo a última contratação da empresa junto ao Município tendo sido realizada por pregão eletrônico aberto a empresas de todo o Brasil, como qualquer outro, e homologado regularmente.
Por fim, a empresa Facilita informa que tomará as medidas judiciais cabíveis contra quaisquer acusações infundadas como as realizadas pelo vereador Edmilson Freitas (PSDB), que demonstra total desatualização quanto aos fatos que alega, despreparo e desrespeito ao eleitorado que representa.
Sandro Correia 14/12/2023
Esse Vereador somente está querendo aparecer. Não faz nada pela cidade. Mas quer se reeleger com mentiras
1 comentários