Edésio Adorno
Tangará da Serra
A dedicação plena aos estudos ainda é o caminho que conduz a ascensão social, ao sucesso e a realização profissional. Sonhando com a carreira jurídica, a estudante Karlla Lorrainy Lopes de Barros Spazapan, 18 anos, sabia de antemão que para ingressar em uma universidade pública conceituada era preciso estudar e estudar cada vez mais.
Foto: Arquivo/Família

Os esforços valeram a pena. Karlla foi bem sucedida no ENEM, alcançou pontuação suficiente para passar pelo SISU e realizar seu projeto de cursar direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
Orgulhosa, a mãe coruja Isabel Lopes de Barros Spazapan, ao lado do esposo Carlos Alberto Spazapan, conta:
“Desde pequena, Karlla era apaixonada pela leitura e por estudar. Sempre foi uma das melhores alunas da sala. Muito disciplinada, recebia elogios de todos os professores”.
Dona Isabel e seu Carlos lembrar que Karlla estudou no Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez, onde se esforçou ao máximo para não se quedar diante dos problemas que à época afetavam a escola.
A precariedade da estrutura física da escola e até mesmo a falta de alguns professores não abalaram a determinação e a capacidade de superação da menina, que já começava delinear um projeto futuro.

Karlla Lorrainy cursou o ensino médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus avançado Tangará da Serra, onde se formou técnica em Recursos Humanos. Em busca de uma visão holística sobre o mundo e suas facetas, ela participou de diversos projetos de pesquisa que perpassavam da astronomia à música.
Dona de um espirito de liderança e disposta a colaborar com seus colegas de curso, Karlla foi monitora de geografia e sempre muito solicita com os amigos. Ela se oferecia para ajudar com provas, trabalhos e estudos para o vestibular.
Durante seu último ano de ensino médio, Lorrainy intensificou os esforços nos estudos. Buscou ensino à distância e assumiu a responsabilidade de se preparar para o desafio das provas do Enem que estavam por vir.
“Estudava 5 horas por dia, além das aulas online. Aprendeu com uma amiga a fazer redação. Por causa das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, Karlla teve que se virar e deu conta do recado. Sem participar de cursinho preparatório, ela tirou 960 pontos na prova de redação do Enem”, completa dona Isabel.
A média de nota que Karlla tirou no Enem foi o suficiente para garantir seu ingresso em qualquer uma das melhores e mais conceituadas faculdades de direito do Brasil. No entanto, ela optou pela UFSM, onde com certeza vai poder expandir seu talento e se tornar um grande nome no mundo do saber jurídico.
“Sempre foi uma aluna muito dedicada, prestativa, solidária com os colegas e focada nos estudos. Seu sucesso no Enem já era previsível. É uma vencedora e haverá de vencer sempre”, declarou o Diretor Geral do IFMT/Tangará da Serra, Professor Gilcélio Luiz Peres
Ronizete 26/04/2021
Parabéns Karla Você é merecedora, por ser uma jovem tão esforçada e dedicada aos estudos. Deus abençoe muito nessa nova jornada
1 comentários