Terça-feira, 23 de Julho de 2024

SOCIAL Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021, 23:23 - A | A

29 de Janeiro de 2021, 23h:23 - A | A

SOCIAL / LORENA BARROS

Primeira-dama de Brasnorte se emociona com o retrato de seu avô na Galeria dos ex-prefeitos de Cuiabá

Edésio Adorno
Tangará da Serra



A primeira-dama de Brasnorte, Lorena Barros, faz parte de uma família tradicional de Cuiabá. Ela é neta de Gonçalo Antunes de Barros, que teve uma prole numerosa de 16 filhos, resultante de dois casamentos. Uma família eclética, da qual surgiram talentos reconhecidos em diversas áreas do conhecimento humano.    

gonçalo barros.JPG

 

Os descendentes de Gonçalo de Barros se dedicaram a medicina, jornalismo, advocacia, teologia, atividade empresarial, magistratura e política. O mais notável da era recente foi o bravo deputado federal Gilson de Barros, um mimosiano de sangue nos olhos, que foi apelidado na Câmara dos Deputados de Incrível Hulk porque numa sessão não hesitou em recorrer a força de seus músculos para defender os interesses de MT.  

Gilson de Barros talvez tenha herdado de seu pai o gosto pela política.

Gonçalo Antunes foi prefeito de Cuiabá em 1951 e em 1953, em substituição ao então titular do cargo.

Em 1954 elegeu-se vereador, sendo o segundo mais votado, e em 1955 assumiu a presidência da Câmara de Cuiabá.    

A inclusão do retrato de Gonçalo na Galeria dos ex-prefeitos de Cuiabá, no salão nobre do Palácio Alencastro, foi uma homenagem e um reconhecimento tardio – 60 anos depois de passar pelo comando da prefeitura – prestados a uma das figuras mais ilustres da história cuiabana e de MT.    

A justa e merecida homenagem a grande brasileiro Gonçalo Antunes foi prestada pelo então prefeito Mauro Mendes, que em sua fala destacou:      

“Estamos fazendo hoje uma reparação histórica com essa singela e importante homenagem. Temos que reconhecer o trabalho de todos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Gonçalo de Barros foi um grande homem e temos muito a agradecer a ele”.  

Lorena e edelo.jpg

 

Ao visitar o salão nobre do Palácio Alencastro, sede da prefeitura de Cuiabá, Lorena Barros contemplou por alguns minutos o retrato de seu avô Gonçalo afixado ao lado de outros inesquecíveis lideres políticos que ajudaram a construir a grandeza de Mato Grosso.

“Felicidade encontrar no gabinete da prefeitura municipal de Cuiabá a foto desse homem! Honestidade, seriedade e exemplo de Homem... Meu querido avô Gonçalo Antunes de Barros que por duas vezes assumiu a prefeitura de Cuiabá! Saudades eternas vovô... com certeza está sempre conosco, principalmente nesse momento guiando meu amado esposo nessa caminhada”, exclamou Lorena

Lorena Barros é esposa do prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari. Ela peça fundamental na campanha eleitoral e terá atuação firme no comando da secretaria de Ação Social. Mas que ninguém duvide de sua força, determinação e liderança. Afinal, Lorena carrega em seu DNA o gosto pela política. É neta de Gonçalo Antunes e sobrinha de Gilson de Barros e isso diz tudo.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT