Sábado, 13 de Julho de 2024

VARIEDADES Sábado, 06 de Fevereiro de 2021, 19:59 - A | A

06 de Fevereiro de 2021, 19h:59 - A | A

VARIEDADES / Jurandir Antônio

Dante de Oliveira, o homem das diretas-já, completaria hoje 69 anos de idade

Edésio Adorno
Tangará da Serra



Reconhecido no mundo da cultura, o consagrado jornalista Jurandir Antonio, o Jura, compartilhou em suas redes sociais um recorte da história que ajudou escrever ao lado do ex-prefeito de Cuiabá, ex-deputado federal, ex-ministro da Reforma Agrária e ex-governador, Dante Martins de Oliveira

Para quem não sabe, se é que isso seja possivel, Dante de Oliveira foi um dos maiores nomes da política de Mato Grosso.

Ele se tornou simbolo da redemocratização do país por apresentar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que restabelecia eleições diretas para presidente do Brasil. Uma atitude considerada atrevida para aqueles tempos sombrios. A história da redemocratização do país se confunde com a história de Dante de Oliveira, o homem das diretas-já.

O texto abaixo é do jornalista Jura, a quem peço permissão para compartilhar com os seguidores deste site.

Dante de Oliveira faria aniversário neste sábado. Ele nasceu em 06 de fevereiro de 1952, completaria 69 anos. Tive a honra de trabalhar com Dante na Prefeitura de Cuiabá e no Governo do Estado. Publicarei aqui registros do trabalho realizado pelo homem das diretas já, na área cultural.

Pensa numa pessoa feliz: dona Maria Muller!! Essa foto foi feita no dia 08 de maio de 2000, por Otmar de Oliveira, e registra o momento em que o governador Dante de Oliveira, e eu, então Secretário de Estado de Cultura, comunicamos a dona Maria Muller, o início das obras de restauração da antiga Residência dos Governadores.  

No total, 14 governadores e suas famílias moraram na casa, sendo Maria Ponce de Arruda Muller, e seu esposo, Júlio Strübing Muller, os primeiros moradores.  

A Residência Oficial dos Governadores de Mato Grosso foi construída entre os anos de 1.939 e 1.941, no Governo do Interventor Júlio Müller.  

O restauro realizado em 2000 devolveu a residência suas características e atingiu 100% de sua arquitetura original. A obra de restauração completa da Antiga Residência dos Governadores foi entregue em solenidade no dia 04 de abril de 2001.

Fotos que ainda vou postar aqui.    

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT