Popularizada pelo saudoso comunicador Abelardo Barbosa Figueiredo, Chacrinha, a expressão "quem não comunica se estrumbica" continua mais atual do que nunca em tempos de redes sociais. E deveria servir de norte para empresários e gestores públicos. Infelizmente, não é isso que acontece, principalmente em Tangará da Serra, um municipio-polo com mais de 110 mil habitantes.
Especialistas ensinam que "a comunicação pública é o processo que tem o compromisso de promover uma gestão aberta, qualificando canais, meios e recursos que permitam a viabilização da comunicação de interesse público e o envolvimento de toda a sociedade. Ela abre espaço para a atuação da sociedade como um ator de transformação dentro de uma postura crítica e responsável".
"A comunicação pública deve ser consciente, rápida e adaptada às necessidades de cada cidadão. Ele precisa ser atendido e orientado por meio do acesso às informações de interesse coletivo, como pagar impostos, onde e quando buscar uma vacina, como discutir as políticas públicas, as mudanças em uma legislação, seus direitos e os canais para expressar sua opinião", acrescenta o site FSBComunicação.
A gestão Vander comete erros básicos que vão da falta de uma assessoria de imprensa qualificada; não possui planejamento de comunicação; faz postagens aleatoriamente nas redes sociais e mantém os canais oficiais da prefeitura desatualizados. A última postagem na página do prefeito aconteceu no dia 06 de maio. Um erro grasso! O conteúdo dos releases enviados à imprensa é opaco, mal-elaborado e vazio. Nada profissional.
Comunicar é informar e informar é uma obrigação do gestor público.
Essa obrigação está consagrada no princípio constitucional da públicidade, o que também significa transparência.
Ignorar a importância da comunicação representa um alçapão para gestores, dificulta o exercício da cidadnia popular, torna o cidadão alheio aos fatos, atos e ações da administração pública. Investir na comunicação é, antes de tudo, um dever de todo e qualquer gestor.
Tangaraense 23/05/2022
A imprensa doida pra morder uma graninha da prefeitura, será que secou a teta?
1 comentários