A primeira rodada de pesquisas do instituto Voice em Cuiabá apresenta imprecisão de meio ponto (0,5%) na margem de erro. Na sondagem para prefeito da Capital, o instituto informa que foram entrevistas 800 pessoas representativas de um universo de 378.097 eleitores.
A margem de erro, portanto, é de 3,5% para mais ou para menos e não de 3%, conforme informado pelo Voice. É de sabença trivial que quanto menor a margem de erro, mais próximo da realidade seria a pesquisa. Diminuir a margem de erro, sem embasamento estatístico, reduz também a credibilidade do instituto. Espera que seja apenas um erro de digitação. Afinal, 0,5% faz uma grande diferença.
O outro lado - entramos em contato com o Voice pelos telefones disponiveis no site Guia Mais, no entanto, não fomos atendidos.
Tulio 13/10/2020
É de sabença que também na estatística se usa a probabilidade, ou seja, para esse tipo de universo, a margem de erro não é exata, dá aproximadamente 3,46%, ou seja de novo, para os aventureiros que não sabem, muito menos de estatística, o arredondamento vai para menos. ou seja de novo 3%.
1 comentários