Sábado, 22 de Março de 2025

COLUNISTAS Segunda-feira, 06 de Junho de 2022, 13:01 - A | A

06 de Junho de 2022, 13h:01 - A | A

COLUNISTAS / EDUARDO GOMES

Dr. João é o novo que permanece novo

Eduardo Gomes
Blog do Eduardo Gomes



Em 2018 Dr. João era o novo na política mato-grossense. Novo por representar renovação. Novo porque nunca havia disputado eleição. Um novo para uma Assembleia Legislativa corroída por velhas raposas ali encasteladas. Em nome do discurso do novo Dr. João elegeu-se deputado estadual pelo MDB, com 19.836 votos dos quais 14.357 recebidos em Tangará da Serra, onde reside e tem domicílio eleitoral. 

Transcorridos quatro anos da campanha que o elegeu, caso Dr. João volte a adotar o rótulo de novo, em parte não estará errado, pois ao longo do mandato em curso praticamente não teve atuação parlamentar, o que lhe permite insistir no novo, aquele que ainda vai começar, e ele está disposto a permanecer na Assembleia, pois é pré-candidato à reeleição pelo partido que lhe deu o primeiro mandato.  

Dr. João não tem oratória empolgante, não debate com intensidade – aliás essa é marca característica da legislatura em curso, onde consensualidade dá as cartas – nem foi autor de lei relevante. Deputado do Baixo Clero, junta-se a muitos outros no ócio parlamentar devidamente pago pelo contribuinte. Governista de carteirinha, Dr. João integra o grupo parlamentar que vibra com lançamento de obras, projetos anunciados, reformas e inaugurações feitos pelo governador Mauro Mendes (União). É o que se chama de turma do descerramento de placas.

Generoso na concessão de honrarias, Dr. João é autor de 154 sendo 59 moções de congratulações, 58 moções de aplauso, 24 moções de pesar e 13 moções de louvor. Médico nefrologista, Dr. João não foi para a linha de frente no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Preferiu a comodidade do mandado bem remunerado.

Pré-candidato à reeleição, Dr. João integrará uma chapa que tem em sua colega Janaína Riva (já focalizada pela série)  o nome puxador de votos. O cacique do MDB e deputado federal Carlos Bezerra quer seus liderados pedindo votos para a reeleição de Mauro Mendes e a eleição do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado; Bezerra defende Simone Tebet (MDB) para a Presidência e não consegue controlar o faniquito bolsonarista em sua base partidária – Dr. João terá que optar ou por Simone ou por outro nome.  

ELE – João José de Matos, o Dr. João, é brasileiro naturalizado. Nasceu no dia 12 de março de 1956 no vilarejo (freguesia) de Santo Aleixo, município de Monforte, na região do Alentejo, Portugal. Ele e o prefeito de São Pedro da Cipa, Eduardo José da Silva Abreu (PSB) – o Eduardo Português – são os dois únicos políticos mato-grossenses que não nasceram no Brasil.

Ainda criança Dr. João veio para o Brasil, cursou medicina em São Paulo.

É nefrologista.

Durante 20 anos trabalhou em hospitais cuiabanos e teve uma clínica de nefrologia em Cuiabá.

Há 13 anos reside em Tangará da Serra, onde também é dono de um clínica nefrológica.

Eduardo Gomes é jornalisa e editor do Blog do Eduardo Gomes 

 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT