Da Redação
Retratos da Comunidade
Nas décadas de 1960 e 1970, Mato Grosso era um estado marcado por vastas terras inexploradas, onde a pecuária de subsistência e a agricultura limitada dominavam a economia.
As finanças públicas eram escassas, e as necessidades básicas como estradas, educação, saúde e segurança pública pareciam distantes de serem atendidas devido à falta de recursos.
Foi nesse cenário que a chegada de migrantes do sul do Brasil começou a transformar a realidade do estado.
Homens como Norberto Schwantes no Vale do Araguaia, Ênio Pipino em Sinop, e Ariosto da Riva em Alta Floresta foram pioneiros na implantação de cooperativismo, agricultura mecanizada e desenvolvimento agroindustrial, dando origem a novas cidades e impulsionando a economia local.
No final dos anos 1970, André Maggi, um visionário empreendedor, abriu as fronteiras do Oeste de Mato Grosso e fundou a cidade de Sapezal.
Entre os colaboradores destemidos que trabalharam com Maggi estava seu parente, Erai Maggi, que mais tarde se tornaria o maior produtor de soja do mundo.
Erai Maggi não nasceu em berço de ouro; ele chegou a Rondonópolis com recursos limitados e comprou uma pequena propriedade rural.
Trabalhando incansavelmente com André Maggi, Erai conquistou seu lugar na história como um dos principais protagonistas do desenvolvimento de Mato Grosso.
Hoje, Erai Maggi é um dos maiores produtores de soja, milho, algodão e gado de corte do mundo.
Sua contribuição para a economia do estado é incalculável, e seu trabalho incansável gera empregado, renda e riqueza para Mato Grosso e para o Brasil.
Apesar das críticas e adversidades enfrentadas, Erai Maggi é reconhecido como um empreendedor à frente de seu tempo, que desempenhou um papel fundamental na construção da história do novo Mato Grosso.
O legado de Erai Maggi perdurará como um testemunho do poder da visão, do trabalho árduo e do compromisso com o desenvolvimento da região e do país. Ele planta soja, algodão e colhe riqueza para Mato Grosso.
Além de cuidar de suas empresas, correr o campo e abrir novos mercados para os produtos de Mato Grosso, Erai ainda encontra tempo para presidir a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a entidade que congrega e representa os produtores da cultura do estado.
Arrielle Almeda 08/10/2023
Parabéns
Rubens TADEU reynaud 27/09/2023
Talvez devido a enorme riqueza conseguiu perante o MAPA autorização para furar o vazio sanitário da soja e iniciar o plantio da oleaginosa no dia 01/09/2023 quando o correto era dia 16/09. Carlos Favaro deve ter enchido os bolsos.
Carlos Antonio dos Santos Boettger 24/09/2023
São os verdadeiros herois selebridades de nosso pais e mundo, não os atores cantores jornalistis desse lado podre do ser humano, políticos e a maioria de poderes constituido são as pragas da sociedade deveriam ser extintos. Pioneiros e desbravadores do agro, que o CRIADOR os ILUMINE SEMPRE.
Inês Weber 23/09/2023
O que foi destruído para enriquecer meia dúzia de famílias não tem como mensurar,uma destruição ambiental avassaladora,enriqueceram ,mas deixaram uma dívida impagável.
Paulo 23/09/2023
Olhando assim , até parece fácil o que não e comentado e que essas pessoas que são multimilionários. Como esse Erai e outros eles enriquecem usando dinheiro dos bancos públicos , porque tem capital gigante os bancos emprestado muito dinheiro com juros baixíssimo , então na reportagem faltou dizer com muita ajuda do governo . Não guspam pra cima .
Joares Pavão 23/09/2023
Sou CHAPECOENSE RESIDO EM SINOP MT A 20 anos E SEMPRE AGRADEÇO A ESSAS PESSOAS PIONEIRAS QUE TRANSFORMARAM O MATO GROSSO COM SUAS CORAGENS HOJE DESFRUTAMOS DE SUCESSO QUE ESSAS PESSOAS TANTO LUTARAM… FICO CHATEANDO QUANDO GOVERNOS QUE NÃO SABEM NADA QUEREM AFASTÁ-LOS DO QUE CONQUISTARAM COM TANTO SUOR E ATÉ LÁGRIMAS .
Hugo Rodrigues Pereira 23/09/2023
Essa história do Sr ERAI , simplesmente mostra que o capitalismo da certo, todos nós temos oportunidades na vida, alguns prosperam, geram renda e criam empregos, outros que não conseguem, assim como eu, agradeço por ter meu emprego e receber o meu salário, lembrando sempre que o Estado não gera renda. Só cobra impostos, gera dependentes e muita corrupção ...
Luciano Francisco dos Santos 23/09/2023
Parabéns aos homens que plantao sementes e colhem alimentos que Deus os abençoe e os iluminen para que tenham vida longa e muita saude
Leitor 23/09/2023
Estado rico e sua população pobre. E fim da história. Exploração de mão de obra reina nesse Mato Grosso. Baixos salários. Poucos instituições de ensino com qualidade. Enfim, o lado feio ninguém mostra nessas horas não é?
Roberson Lopes 22/09/2023
Não concordo cim esta reportagem Por que quem desenvolveu o soja,algodão, milho Chama se Olacir de Moraes na década de 70 dói quando ele chegou e se instalou aqui na nossa região e desenvolveu.
Luiz Pinheiro 22/09/2023
Essa notícia não tem nem meia verdade. Quem fundou Sapezal foi o Eloi Schmidt, muitos anos antes do André Maggi começar a comprar terras na região com dinheiro que o então governador Carlos Bezerra, desviava do Estado de mato Grosso.
Marco Antonio Pagliarini Santos 22/09/2023
Conforme o Michel, temos que conhecer a nossa história e reverenciar os pioneiros de cada período de desenvolvimento. Temos a maior colonia de libaneses fora do Líbano.⁶
Sirlene Alves de Oliveira Ferreira 21/09/2023
Procuro trabalho pro meu marido ele é um ótimo profissional entendi de agro negócio, como cultura de soja milho grãos.. ele e coordenador nessa área!!! Me whatsapp 34991448612
Nele Cotta de Figueiredo 21/09/2023
Parabéns por enriquecer desrespeitando a natureza e desmatando tudo com trator de esteira, sem nunca sequer se preocupar com o desenvolvimento sustentável ! Homens desbravadores de verdade sabem aliar desenvolvimento , economia e preservação .
Sócrates Penna 21/09/2023
Sinop não é só uma cidade. Sinop é uma empresa colonizadora fundada no norte do Paraná. teve como socios fundadotes o Sr. Ênio pipino e o Sr João Machado de Carvalho, seu socio. até hoje a colonizadora Sinop existe e filhos e netos do Sr João estão por lá! muitas outras cidades do Norte do Mato Grosso foram fundadas pela Sinop.
Mauro Jailso da Silva 21/09/2023
Boa noite a todos, eu quero falar um pouco sobre o Erai Maggi, eu já morei e trabalhei na Cidade de Sapezal, e em 2001, lá tinha uma família que era muito conhecida, e eles tinha o poder, eles era os produtor de Sapezal. Mais não tem o ditado na vida? Que fala um dia da caça,e o outro é do caçador, então a família Erai Maggi, e seus irmãos hoje são grande, são poderosos no dinheiro, e são grandes produtores, e investidores no Mato Grosso. Eles hoje ocupa aí no ranking dos produtores Agrícola, Pecuária, sementes e Barragem, e Psicultura e etc. Então isso se chama visão, olhar para o futuro, acreditar e não ter medo, ter planejamento e visão e inteligência no que vai fazer, e saber que vai dar certo, hoje a Bom Futuro deve ter mais 7.000 funcionários, quando eu trabalhei lá, no geral tinha 5.000, se eu errei aí, alguém corrigi aí certo. Eles são exemplos de pessoas que apostaram e sobe fazer planos e cálculos de comprar, dividir pra depois pagar, hoje é o que é a Bom Futuro, devido o Erai Maggi,ter feito os planos de como investir e aumentar as área, o plantio, pra ter renda valiosa, e saber comprar também.
Marco Paixão 21/09/2023
Bravos pioneiros.Novos bandeirantes.
Michel Ayoub 21/09/2023
Os Maggi tem seus valores , mais parece que antes deles nao existia o Estado de Mato Grosso. Porque não contam as historias dos libaneses ou como dizem os turcos que começaram com o crescimento deste Estado. Como meu avo Calil Mansur Bumlai que chegou em Cuiabá pelo rio no inicio dos anos de 1900 , meu pI Elias Ayoub que chegou aqui nos anos 30 como cacheiro viajante e construiu uma das primeiras casas no Getulio Vargas e loja na 13 de junho. Gozado parece que para historia deste estado eles não existiram. Falta de respeito com a memoria desses guerreiros assim como todos os pantaneiros que eram os grandes pecuaristas deste nosso Brasil. Ninguem fala das charquedas as margens do rio Cuiaba e Paraguai que mandavam charque para a Europa durante a 2 Guerra. O ciclo da cana de açúcar as margens do rio Cuiabá. Pois é Mato Grosso não existia antes dos Maggi
Eladio Leal 21/09/2023
O empreendedorismo e o pioneirismo de homens como Eraí e tantos outros que abriram o mato grosso, transformou a região, onde havia cerrado e.campos improdutiveis, hoje tem a riqueza do Agro, pecuária e tantos outros seguimentos. Cidades brotaram nesses últimos 30,40 anos,se transformando em pólo de desenvolvimento e destaque nacional. Parabéns!
Marcelo Henrique moretto 21/09/2023
Erai homem como esse que precisamos a frente do nosso Brasil esse sim tem meu respeito.....
Marcelo Roder 21/09/2023
Realmente o Sr Erai merece nossa deferência e reconhecimento pela contribuição que trouxe, atraves de sua atividade, ao nosso querido Mato Grosso. Logicamente todo seu esforço foi no sentido de manter a si e a sua família, como todos nós fazemos cada qual na sua atividade. Conheci as regiões longínquas e desestruturadas as quais ele acreditou e se embrenhou com seus esforços é Investimentos, todas, sem excessão, se tornaram prósperas. Hoje gera milhares de empregos, recolhe muitos impostor e faz uma movimentação gigantesca no mercado de produtos e serviços. O fato é que NÃO PODEMOS NEM DEVEMOS LIMITAR A RIQUEZA, TEMOS, SIM, QUE LIMITAR A POBREZA, essa sim tem que ter um limite o qual, ninguém poderia viver abaixo de uma faixa. Que os ricos se tornem cada vez mais ricos distribuindo sua riqueza através de bens e serviços necessários a sua atividade.
Gilson Rocha 21/09/2023
Boa tarde, tenho orgulho em fazer parte como colaborador de uma das empresas do Senhor Erai, que Deus continue nos abençoando, amém.
Júlio Vilela 21/09/2023
Único homem que transformou Mt e levo os trilhos pra esse estado chama se olacir moraes !!!
Alcidinei 21/09/2023
Não desmerecendo o Erai Maggi creio que Olacyr de Moras foi mais visionário
Edson 21/09/2023
Temos que valorizar o empreendedor Erai Maggi, mas não devemos esquecer que eles tem irmãos que o ajudaram muito e também os fornecedores que bancaram o início difícil dessa família quando chegaram em Rondonópolis, cito como exemplo de uma empresa que muito ajudou essa caminhada, Auto Peças Elias na pessoa do snr Badi Farah.
J A Silva 21/09/2023
O buraco é mais no fundo.
Gilson José formici 21/09/2023
Homem de muita coragem, um exemplo para quem é da Agricultura. O Brasil precisa de gente assim em todas as esferas.
Edna Rondon 21/09/2023
São homens valorosos como esses, destacando o sr André Maggi e famílique antes de surgirem os gurus da gestão, das mentirias já empreendia uma gestao humanizada, valorizando seus trabalhadores. E o sr Eraí Maggi , seguiu os passos do tio. É muito bom ver o reconhecimento das pessoas que fazem nosso estado de Mato Grosso ser pujante como é . Celeiro do Brasil.
Paulo Alves Da Silva 21/09/2023
Bravo o guerreiro
Natal Pereira 21/09/2023
Admirável, pessoas como Eraí e muitos outros que cresceram gerando milhares de emprego , renda para o estado e para seu país. E isso só foi possível devido o Estado mínimo. Precisamos manter essa forma de governo para que MT e o Brasil continue a crescer !!
Nilson Fernandes 21/09/2023
Vivenciei parte dessa epopéia quando em 1979 fui designado como Engenheiro Agrônomo para conduzir a carteira agrícola do BNCC- Banco Nacional de Crédito Cooperativo S/A, que era vinculado ao Ministério da Agricultura.
Eloir Celso Kuntz 21/09/2023
Graças a esses pioneiros que o Mato Grosso hoje é líder nacional na produção de grãos e carnes, aí vc vê um governo federal carnicento, corrupto e incompetente persiguindo o Agro. Graças ao Mato Grosso e ao agro brasileiro que o Brasil ainda não quebrou.
Ademar Adams 21/09/2023
É muita pretensão dizer um empresário visionário fez sozinho a revolução agrícola de Mato Grosso! Foram milhares de agricultores que migraram para cá, e que, com incentivos governamentais, e apoio tecnológico também público, fizeram esse desenvolvimento na agricultura. Também leve-se em conta que muita gente ocupou terras públicas e privadas numa grilagem sem medida. Só isso para justificar as grandes fortunas de muitos. Matéria paga e francamente bajulatória.
Rodrigo Alexandre Azevedo Araujo 21/09/2023
Parabéns pelo empreendedorismo Sr. Erai! Mato Grosso precisa de mais pessoas como o Sr.
Luiz Antônio centenaro 21/09/2023
Tem muitas outras histórias de desbravadores do mato grosso que mereceriam citações!
35 comentários