Da Redação
A Bronca Popular

Um adolescente de 15 anos, morador de Campo Novo do Parecis (MT), está entre os alvos da Operação Fake Monster, deflagrada neste sábado (3) em cinco estados.
A ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Ministério da Justiça revelou a existência de um grupo que fomentava ódio nas redes sociais, com foco em crianças, adolescentes e pessoas LGBTQIA+, além de planejar ataques violentos.
As investigações começaram após a identificação de uma ameaça de bomba durante o show da cantora Lady Gaga, em Copacabana. O grupo usava fóruns digitais para divulgar conteúdo extremista, incluindo apologia à automutilação, pedofilia e uso de coquetéis molotov.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Em Mato Grosso, os policiais recolheram celular e computador do adolescente, que serão analisados pela Polícia Civil do RJ. Além disso, houve prisão por porte ilegal de arma no RS e apreensão de outro menor por armazenar pornografia infantil no RJ.
Segundo os investigadores, os ataques seriam realizados como parte de desafios de redes sociais. O caso levanta um alerta sobre os perigos da radicalização digital entre jovens e a atuação de células virtuais com potencial terrorista.