Da Redação
Nesta quinta-feira, um motorista em Cuiabá teve uma surpresa desagradável quando, ao tentar acessar um posto de combustível na Avenida do CPA, foi multado por "invadir" a faixa de ônibus.
O incidente gerou revolta por parte do condutor, que alegou ter sido multado por apenas alguns metros de circulação na faixa exclusiva para ônibus.
Com ironia, o motorista comentou: "Da próxima vez, acho que vou ter que colocar o carro na cabeça, já que se circular por alguns metros na faixa de ônibus os agentes de fiscalização metem a caneta".
Esse episódio parece ser apenas um exemplo do que alguns consideram uma "indústria da multa" em pleno funcionamento na capital de Mato Grosso.
A situação se agravou na última terça-feira (17) quando a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou que a partir de agora, veículos flagrados circulando nas faixas exclusivas de ônibus durante os horários de pico serão multados.
A justificativa da Semob para essa medida é que o período educativo de 15 dias, que permitia a circulação de veículos em determinadas faixas de ônibus, se encerrou em 16 de outubro.
Entretanto, a decisão tem gerado críticas e levantado questões sobre a real motivação por trás da fiscalização intensificada.
Reprodução/Web

Foto meramente ilustrativa
Uma fonte próxima ao gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro, sob a condição de anonimato, afirmou à reportagem que a ordem dada pelo prefeito à Semob é clara: "Multar, multar e multar mesmo. O gestor precisa fazer caixa para tapar o rombo nas finanças do município." Isso levanta a preocupação de que as multas possam ser mais uma fonte de receita do que uma medida genuína de melhoria na mobilidade urbana.
A nova onda de multas nas faixas de ônibus em Cuiabá certamente continuará sendo alvo de debate e polêmica, já que muitos questionam se a abordagem é realmente justa e eficaz no que diz respeito à gestão do trânsito na cidade ou se o objetivo é apenas sangrar o bolso de condutores de veículos.
Jose 21/10/2023
O prefeito e um vagabundo, depois de rouba a população Cuiabá, agora que tou dos condures de veículos com essas multa pra paga o rombo que ele está deixando na prefeitura, ele tem que criar vergonha na cara e devolver os dinheiro roubado da saúde e de outros órgãos da prefeitura.
Getulio Moura da Costa 20/10/2023
A Prefeitura está igualzinho ao STF, a Prefeitura é sempre a vítima, aí ela Julga, Condena, Sentencia tudo através do SEMOB órgão que tem por finalidade somente fazer as aplicações das multas, eles não querem saber se vc cometeu ou não uma infração, eles só querem multar para encher os cofres dos DITADORES das multas, então isso tudo não passa de meios de arrecadar, esse país está cada dia mais difícil de se viver, pois além dos governantes e políticos serem de péssimas qualidades onde não tem competência para administrar nada, ainda fazem de tudo pra limpar o bolso de quem TRABALHA e PRODUZ, é uma VERGONHA este País, da NOJO de ver, tanta cachorrada praticada a reveria nas administrações públicas, e a justiça? Ahh essa é a pior de todas, só atua quase sempre na defesa dos seus PATRÕES.
Juliano junior 20/10/2023
Eles deveriam ir na rua 24 de outubro e na praça popular, onde os comerciantes colocaram um tipo de deck para que os clientes sentem próximo a rua isso sim é infração ficam a semana toda ocupando espaço onde poderia se estacionar um ou mais carros!
Emerson Santana de Almeida 20/10/2023
O POVO REELEGEU UM LARÁPIO,QUE COM A FAMÍLIA, E A GANG,ASSALTAM MT A 45 ANOS!!! CADE O TJ MT HEIM...ESSE GATUNO DE DEZENAS DE PROCESSOS POR ASSALTO AO ERÁRIO PÚBLICO!! TÃO ESPERANDO O QUE PRA METEREM O MESMO NUMA SOLITÁRIA?? OU O ADVOGADO DELE, ÍNTIMO DA JUSTICA CATERVA DE MT,PASSOU A MÃO NA CABEÇA DE JUÍZES E DESEMBARGADORES DESIGNADOS A ENJAULAREM ESSE GATUNO?? HORAS DESTAS, PASSADO DA HORA VAI TER MUITA GENTE,METENDO O DEDO NO GATILHO DO CANHÃO, E ESSA SEMOB CANALHA CUJO PAPEL, É FODER O CIDADÃO, LEVANDO POR FIM, AS AZEITONAS, QUE A MUITO, MERECEM!!
Rubens 20/10/2023
Ladrão, fui multado 5 horas da manhã sendo perseguido pelo uma moto ao atravessar um sinaleiro sem nenhuma carro na avenida.
Rubens 20/10/2023
Ladrão, fui multado 5 horas da manhã com uma me perseguindo
Wagner Diamond de Andrade 20/10/2023
E os buracos da cidade quando esse prefeito vai resolver? Pra arrecadar ele pensa rápido mas pra cumprir a promessa de tapar esses buracos nem fala mais, vergonha nem tem.
candida Maria de andrade 20/10/2023
Pois gerar receita desta forma é fácil.quero trabalhar honestamente fazendo a receita fluir . Estabelecendo políticas públicas verdadeiras não está no seu governo. Excelentíssimo prefeito
Simone 20/10/2023
Emanuel Pinheiro quando eu estiver trafegando em Cuiabá e precisar abastecer meu carro e precisar trafegar pela faixa de ônibus para chegar até o posto,o Sr, faça a gentileza de vim até mim colocar meu carro na sua cabeça levar até o posto de combustível para que eu não seja multada Ficarei grata pela gentileza!
Éder Rondon 20/10/2023
Vergonhoso tudo isso bando de faz nada esses agentes
Marcos 19/10/2023
Quem conhece o nenél sabe que provavelmente está enrolado nas finanças e pode até ser preso. Esse método de arrecadação é pura e única para fazer caixa e cobrir rombos. Cadê o MP? Se depender da Câmara municipal não vai dar em nada pois até acredito que alguns vereadores fazem parte da máfia
Robson De Souza Lima 19/10/2023
A safadeza é grande tem que ter cuidado sempre qdo for fazer mudança de sentido pra não levar uma multa sem ter feito a inflação, pq a malandragem já tá decretada.
12 comentários