Da Redação
A Polícia Civil de Mato Grosso participa de Grupo de Trabalho organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com objetivo de elaborar estratégias para aprimorar a atuação da Polícia Comunitária no país.
Formado por profissionais de várias regiões do Brasil, o Grupo de Trabalho se reuniu em Brasília (DF), nos dias 6 a 10 de maio, para desenvolver atividades de institucionalização do Curso Nacional de Polícia Comunitária Aplicada – Multiplicador.
Representando Mato Grosso, o delegado de polícia Carlos Francisco de Moraes, participou do evento promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante as reuniões de trabalho em que se instituiu a criação do 1º Curso Nacional de Polícia Comunitária Aplicada, foram compartilhadas boas práticas que contribuíram para definir o projeto pedagógico do curso nacional para aplicação de conhecimento aos profissionais de segurança pública em todos os estados.
Conforme o delegado Carlos Francisco, o curso está em processo de desenvolvimento e visa capacitar os servidores para serem multiplicadores das estratégias de policiamento comunitário aplicado, com vista a oferecer serviços mais alinhados às necessidades de segurança da comunidade, com foco em pessoas, grupos e territórios vulneráveis.
“Esses encontros são essenciais para definir a estrutura do curso e garantir que ele atenda de forma abrangente às necessidades dos profissionais e das comunidades beneficiadas por essa abordagem de policiamento”, disse o delegado.
A Polícia Comunitária Aplicada desempenha papel importante na identificação, análise, resposta e avaliação de problemas de segurança local ao estabelecer um relacionamento de proximidade com as pessoas, grupos e territórios atendidos com os serviços de policiamento especializado, continuado e humanizado das instituições de segurança pública.
Integram o Grupo de Trabalho (GT) especialistas da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal de todas as regiões brasileiras e conta com representantes de Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.