EDÉSIO ADORNO
Redação
Um dos grandes gargalos que dificultam o desenvolvimento do Vale do Araguia, inclusive da região de Barra do Garças, residem na falta de obras estruturantes e de pavimentação asfáltica das rodovias que interligam os municípios.
Escoar a produção rural, facilitar a mobilidade humana, potencializar o comércio e incrementar o turismo depende essencialmente de estradas bem conservadas que garantam segurança a condutores e passageiros.
O produtor rural, ex-deputado e ex-prefeito de Torixoréu, Lincoln Saggin, defende com garra, desde os anos de 1990, quando exerceu o mandato parlamentar, a pavimentação asfáltica da rodovia MT- 100, trecho entre Torixoréu e Pontal do Araguia. Saggin relembra que, mesmo com sua persistente cobrança, o governador da época, Jayme Campos, apenas fez o lançamento da obra, com festa, foguetório, placa e discurso. O asfalto mesmo ficou somente na promessa.
“O ex-governador Silval Barbosa lançou o Programa MT Integrado, que contemplo a MT-100. A construtora Sanches Tripoloni executou 70 % da obra e paralisou as atividades, alegando que dependia de reajuste”, disse ele.
O governo de Zé Pedro Taques, segundo relata Saggin, não fez nenhum palmo de asfalto na rodovia.
O trecho entre Pontal do Araguaia e Torixoréu é de pouco menos de 20km de extensão.
Não se trata de uma obra gigantesca, cara e de difícil execução.
É, no entanto, de importância vital tanto para Torixoréu quanto para Pontal do Araguaia.
Depois da desistência da Tripoloni de dar seguimento a obra, ainda no governo Barbosa, a Procuradoria-Geral do Estado enfim deu parecer favorável à Sinfra para abrir novo processo licitatório, que deve lançar o Edital já nos próximos dias. Um avanço importante.
“Acredito que agora nossa luta iniciada em 1992 e mantida durante todos esses anos terá um final feliz, graças a política de interiorização do governador Mauro Mendes, do vice Otaviano Pivetta e da eficiente equipe da Sinfra”, afirmou Lincoln Saggin, ressaltando sua gratidão a todos que acreditaram em sua batalha.
Saggin faz questão de relembrar que fez seguidas peregrinações pela Assembleia Legislativa em busca de apoio político e que incontáveis vezes este na Sinfra, durante os governos do passado para cobrar a conclusão da pavimentação asfáltica do trecho de quase 20km da MT-100.
O Secretário-adjunto da Sinfra, engenheiro Nilton de Brito, já foi chefe de residência em Barra do Garças do antigo Dermat. “É um profissional altamente qualificado, experiente e conhecedor de nossa realidade. Ele é um parceiro dos municípios e não mede esforços para atender, dentro de suas limitações, os pleitos que chegam diariamente a Sinfra”, reconhece Saggin
O chefe da Sinfra, Marcelo de Oliveira, é outro gigante. Segundo Saggin, o governador Mauro Mendes, ao contrário de seus antecessores, interiorizou o governo e está investindo pesado em obras de infraestrutura e de pavimentação asfáltica em todas as regiões do Estado.
“Muito do que está sendo executado se deve a competência do secretário Marcelo de Oliveira”, concluiu Saggin
Recentemente, o deputado Faissal Calil (PV), o vereador Juca, também do PV e o pré-candidato a prefeito de Torixoréu, Lincoln Saggin, participaram de mais uma reunião com o Secretário-Adjunto da Sinfra, Nilton Brito, para discutir a retomada das obras de pavimentação do trecho entre Pontal e Torixoréu.
“Apoiamos a pauta de reivindicação apresentada por nosso amigo Saggin e, conforme dito pelo secretário Brito, dentro de poucos dias será publicado o edital de licitação para conclusão do trecho restante entre Pontal e Torixoréu, inclusive com a construção da ponte sobre o córrego do Caixão”, afirmou Faissal.