Da Redação
A Bronca Popular
Os povos indígenas Haliti-Paresi, distribuídos em 56 aldeias indígenas em Campo Novo do Parecis, contribuem expressivamente com a economia do município, seja no plantio de mais de 17 mil hectares de soja tradicional, milho e feijão, entre outras culturas, ou no etnoturismo.
O lema difundido pelas lideranças indígenas da região é "crescer, produzir e conquistar independência financeira para sua gente".
Uma dessas lideranças é o cacique Rony Parecis, conhecido no Brasil, com trânsito entre os poderes da República e reconhecido internacionalmente pela defesa que faz da causa indígena.
Ele luta pela autodeterminação dos povos indígenas e, acima de tudo, por sua independência financeira.
Explorar economicamente seus territórios, gerar renda, riqueza, prosperidade e melhorar as condições de vida de seu povo é uma preocupação constante.
O cacique Rony sabe que apenas fazer palestras e participar de eventos não é o suficiente.
Com essa visão, ele se filiou ao PL do presidente Jair Bolsonaro e lançou sua pré-candidatura a vereador, fazendo questão de declarar seu apoio ao pré-candidato a prefeito Edilson Piaia (PL).
Um indígena disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores é algo histórico. O cacique Rony é o primeiro indígena a se lançar na política desde 1988, quando Campo Novo do Parecis foi emancipado.