Eduarda Fernandes e Pablo Rodrigo
Gazeta Digital
Um dos 6 candidatos aprovados pelo regime de cota racial e nomeado em concurso realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, é branco.
Nessa segunda-feira (8), o presidente do TJ, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, nomeou os 25 candidatos aprovados no concurso público para exercerem efetivamente o cargo de Analista Judiciário PTJ da Central de Processamento Eletrônico (CPE) na Comarca de Cuiabá.
Destes, 16 disputaram a vaga em "ampla concorrência", 3 são pessoas com deficiência (PCD) e 6 são pessoas declaradamente negras que entraram pela "Cota para Negro", termo escrito em frente ao nome de cada um deles. Acontece que um dos candidatos que aparece relacionado à cota racial é uma pessoa branca.
Ainda na segunda-feira, o GD enviou um pedido de esclarecimento ao Tribunal de Justiça para saber se houve erro de digitação ou se o candidato foi classificado pelo regime de cota para negro sendo uma pessoa branca e qual o motivo disso. Até a publicação desta matéria, não houve retorno.
A reportagem também tentou localizar o contato telefônico do candidato, mas não obteve êxito. Minutos após a equipe enviar mensagem ao candidato por seu perfil no Facebook, na tarde desta quarta, o perfil foi retirado do ar.