Da Redação
A Bronca Popular
A Rota Oeste, cujo controle acionário pertence a Odebrecht TransPort, assumiu a concessão da Rodovia BR-163 em 20 de março de 2014 entre os municípios de Itiquira e Sinop, trecho com 850,9 quilômetros. A concessionária, por força de contrato, deveria fazer a duplicação da principal via de escoamento da produção de Mato Grosso, garantir manutenção e trafego seguro. Nada disso aconteceu.
Sem duplicação, sem acostamento e cicatrizada por buracos, acidentes se tornaram frequentes, motoristas, produtores rurais, o comércio e demais atividades econômicas perderam a conta de prejuízos acumulados. O maior prejuízo, no entanto, foram as milhares de vidas perdidas. O apelido 'rodovia da morte' seria inevitável. Arrastada para o centro do furação da Lava Jato, a Odebrecht perdeu capacidade de investimento e sua subsidiária, a Rota Oeste, restou inadimplente com as obrigações contratuais assumidas.
Alguma coisa precisava ser feito sem atropelar a segurança jurídica dos contratos.
A Rota Oeste não poderia simplesmente devolver a rodovia ao governo federal, que por sua vez não poderia abrir nova licitação para concessão da rodovia. A sociedade cobrava uma solução para a realidade caótica da rodovia. A situação era preocupante, insustentável.
Foi diante da crucialidade do completo abandono da BR-163 por parte da Rota Oeste, do cenário de acidentes, prejuízos e mortes que o empresário e ex-senador Cidinho Santos e o governador Mauro Mendes tiveram a iniciativa de propor ao Ministério da Infraestrutura, Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) e a própria concessionária uma proposta inédita, corajosa e desafiadora: a transferência negociada da concessão ao Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par.
O então ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, convencido da viabilidade do projeto pelo amigo Cidinho Santos, não hesitou em declarar seu apoio à iniciativa. Na tarde de ontem (sexta-feira), Cidinho foi pessoalmente agradecer Tarcisio pelos esforços. Enfim, Mato Grosso assume a concessão da BR-163.
Em sua redes sociais, Cindinho postou um vídeo e legendou:
Mato Grosso sai na frente com esse modelo inovador, como bem disse o governador de SP (e nosso ex-ministro de Infraestrutura) - Tarcísio de Freitas, onde o Governo do Estado, vai assumir a concessão da BR-163, para garantir que finalmente ocorram as obras necessárias na rodovia. Inclusive quanto à sua duplicação e a melhoria da logística, trazendo mais segurança e agilidade para todos que nela trafegam.
Aproveito para mais uma vez parabenizar o governador Mauro Mendes pela coragem em acreditar nessa proposta ousada e inédita no País - e agora já almejada por outros estados, como forma de solucionar os problemas da BR-163, que se arrastavam há anos. É o nosso Mato Grosso avançando e sendo referência em inovação e trabalho!
O governador Mauro Mendes repostou o vídeo e comentou:
Agradeço as palavras do meu amigo Cidinho Santos e do governador de São Paulo Tarcisio de Freitas sobre a solução que encontramos para a BR-163. Estamos nos últimos detalhes para assumir a concessão e fazer os investimentos necessários para melhorar a logística e, principalmente, evitar tantas mortes que ainda ocorrem nesta rodovia.
Agradeço as palavras do meu amigo @cidinhosantosoficial e do governador de São Paulo @tarcisiogdf sobre a solução que encontramos para a BR-163. Estamos nos últimos detalhes para assumir a concessão e fazer os investimentos necessários para melhorar a logística e, principalmente, evitar tantas mortes que ainda ocorrem nesta rodovia.
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