Da Redação
Retratos da Comunidade
Foto: Yura Borisov/shutterstock
Pessoas que acenam para carros para agradecer a passagem costumam ter essas 6 características, segundo a psicologia
Nem todo mundo percebe, mas pequenos gestos do dia a dia dizem muito sobre quem somos. Um exemplo claro é o aceno de agradecimento quando um motorista para o carro para permitir a travessia de um pedestre. Para especialistas, essa atitude simples é um forte indicativo de inteligência emocional.
Ao portal MinhaVida, o psicólogo Edilson José Ferreira, do Grupo Mantevida, explica que ações como essa ajudam a criar um ambiente mais gentil e seguro no trânsito. “Esse comportamento favorece a prevenção de atos de agressividade e hostilidade. Além disso, é uma forma de comunicação assertiva, capaz de estimular outras pessoas a adotarem a mesma conduta”, destaca.
Em um cenário marcado por rotinas aceleradas e altos níveis de estresse — especialmente nas grandes cidades —, agradecer não é tão comum quanto deveria. Justamente por isso, o gesto ganha ainda mais significado.
Segundo o especialista, quem costuma agradecer a passagem facilitada demonstra características típicas de pessoas emocionalmente inteligentes, como boa comunicação, cordialidade, assertividade, amabilidade, compreensão e empatia. O reconhecimento do ato educado reforça a cidadania e contribui para um clima mais tranquilo nas ruas.
“O trânsito é um ambiente naturalmente estressante e exige esse tipo de comportamento. Pensar nas necessidades do outro ajuda a prevenir conflitos e até acidentes”, conclui Ferreira.
No fim das contas, um simples aceno pode ser mais poderoso do que parece — e revelar muito mais do que boas maneiras.










