Da Redação
A Bronca Popular
Um panfleto digital, supostamente produzido pela assessoria do candidato a deputado estadual pelo Republicanos, o ex-vereador do PDT de Diamantino, Edilson Sampaio, traz uma mensagem curiosa: seu autor, bem desinformado, tenta jogar o PSD no colo de Lula e transformá-lo em uma legenda da esquerda.
É verdade que o dono do PSD em Mato Grosso, senador Carlos Fávaro assumiu a coordenação de Lula, mas não conseguiu os candidatos a ALMT e a Câmara Federal do partido. A grande maioria permaneceu engajada com a reeleição do governador Mauro Mendes (UB), do presidente Bolsonaro (PL) e do senador Wellington Fagundes (PL).
O que a assessoria de Sampaio não sabe ou ignora deliberadamente é que o Republicanos é uma franja da esquerda ou da direita, sempre a depender da conveniência.
Cenário nacional
Em Pernambuco, o REPUBLICANOS apoia o candidato a governador Danilo Jorge de Barros Cabral, que é do PSB e tem em sua coligação a federação de esquerda (PT, PCdoB e PV), além do MDB, PP e PDT.
Já em Alagoas, o REPUBLICANOS está coligado com o PSD e Patriota em apoio a candidatura a governador de Rui Palmeira.
Na Bahia, o Republicanos apoia ACM Neto (UB) para o governo, que tem o apoio da coligação composta pelos partidos Federação (PSDB/CIDADANIA) / REPUBLICANOS / PP / PDT / PTB / PODE / PSC / DC / PRTB / UNIÃO / SOLIDARIEDADE / PROS / PMN.
No Maranhão, a situação é ainda mais escandalosa. O REPUBLICANOS serve de escada para o candidato a governador Edivaldo de Holanda Braga Junior, que é apoiado pelo ex-governador Flávio Dino, o maior desafeto e crítico doentio do presidente Jair Bolsonaro. Além do Republicanos, o esquerdista conta com o apoio do PTB, PDT, PL, Pros e Agir.
Na Paraíba, o candidato a governador pelo PSB, João Azevedo Lins Filho, formou uma coligação com PSB / AGIR / PP / AVANTE / PMN / PSD / SOLIDARIEDADE / PODE / REPUBLICANOS / PATRIOTA / PROS
Incoerência nacional
Como pode, um partido que se diz de direita e bolsonarista, apoiar a reeleição da petista Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte e de quebra, a candidatura Lula a presidência da República? No Rio Grande do Norte, o REPUBLICANOS está coligado com a Federação Brasil da Esperança - FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / PDT / MDB / PROS.
Em Sergipe, o Republicanos está coligado com o PSD, do candidato a governador Fábio Cruz e com o PDT / PSC / UNIÃO / PP / AVANTE.
Eduardo Riedel (PSDB) disputa o governo de Mato Grosso do Sul sustentado pela coligação: Federação PSDB Cidadania(PSDB/CIDADANIA) / REPUBLICANOS / PP / PSB / PL / PDT.
O ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcisio de Freitas (Republicanos), disputa o governo de São Paulo coligado com o Republicanos, PL, PSD, PTB, PSC e PMN.
Por fim, no Paraná, o REPUBLICANOS, que tenta se passar como sendo uma legenda de direita, esta coligado com o PSD, MDB, Solidariedade, PL, UB, PMD, PP, AGIR. Pros e PTB.
Nota da redação:
As informações que subsidiaram essa matéria foram extraídas do site divulgacandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acessada pelo link: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/