EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), editou o decreto, de n° Nº 7.868, que foi publicado no dia 06 de abril, para implementar medidas de prevenção ao coronavírus e alterar atos normativos anteriormente publicados.
O novo édito autoriza a abertura dos supermercados também aos feriados - obedecendo todas as medidas de higiene e segurança- pelo período de 06 a 21 de abril, com horário de atendimento ao público de segunda a domingo e feriados.
Em Arenápolis, os mercados, supermercados, mercadinhos e mercearias sempre funcionaram de segunda a sábado até às 19h. Em razão da pandemia do coronavírus, o MPE recomendou que o funcionamento desses estabelecimentos comerciais fosse restrito até ao meio dia de sábado.
O resultado não poderia ser outro. Filas enormes e intensa aglomeração de pessoas tanto na área interna quanto nas calçadas dessas casas comerciais. Criou-se um ambiente favorável a propagação do vírus. Na hora de levar alimento para casa, a recomendação de distanciamento sequer é lembrada. Fábio Junqueira, por razões que a própria razão desconhece, resolveu reproduzir esse erro em Tangará da Serra.
Fechar mercados, supermercados, mercearias e mercadinhos aos domingos é uma medida desinteligente.
O primeiro decreto publicado pela prefeitura de Cuiabá, no dia 25 de março, limitava o horário de funcionamento do setor varejista de gêneros alimentícios. Supermercados, mercearias, padarias, açougues e similares tiveram que reduzir o horário de atendimento ao público das 08h às 19h, de segunda a sábado. A medida teve que ser modificada para evitar formação de filas e aglomerações.