Sábado, 22 de Junho de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 05 de Junho de 2020, 09:45 - A | A

05 de Junho de 2020, 09h:45 - A | A

POLÍTICA / TANGARÁ DA SERRA

Empresa privada pode assumir administração de leitos de UTI do Hospital Municipal

Empresa privada pode assumir administração de leitos de UTI do Hospital Municipal

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra



Durante a tumultuada reunião com os vereadores, na manhã da última quarta-feira, o prefeito Fábio Junqueira (MDB) deixou escapar que para o efetivo funcionamento dos leitos de UTI do Hospital Municipal, além de equipamentos como respiradores e de equipe técnica, o sistema de ar condicionado precisa ser adaptado para atender as exigências das normas sanitárias.  

Um infectologista ouvido pelo site explicou que o sistema de refrigeração das salas de convalescência de pacientes com covid-19 não é exatamente igual ao utilizado nas residências. Nesses ambientes, segundo o médico afirmou, a pressão deve ser negativa.  

“Para conseguir manter a pressão negativa é necessário exaurir o ar, e para evitar que os contaminantes sejam exauridos para o ambiente próximo, este ar exaurido deve antes passar pelo menos por uma etapa de filtragem com filtros HEPA H13 (ISO35H) ou H14 (ISO45H), e preferencialmente antes por um pré-filtro G4 ou M5”, informa o site da Retec.  

Ainda na reunião, segundo relatos de vereadores, Junqueira aventou a hipótese de privatizar a operação dos leitos de UTI do Hospital Municipal. Fugindo dos termos concessão ou privatização, o prefeito recorreu a um eufemismo para sinalizar que pode entregar a administração da UTI do Hospital Municipal a uma “PJ”, que significa pessoa jurídica, que por sua vez significa empresa privada.

A contratação dessa empresa seria direta, com dispensa de licitação, por causa da pandemia do novo coronavírus.  

Os vereadores vão permitir a entrega dos leitos de UTI a uma empresa privada?

Se depender do presidente Quintão, o prefeito pode fazer o projeto e mandar para a Câmara que ele coloca em pauta e trabalha por sua aprovação junto aos demais parlamentares da base de apoio de Junqueira no legislativo.    

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT