Quarta-feira, 19 de Março de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022, 23:30 - A | A

24 de Fevereiro de 2022, 23h:30 - A | A

POLÍTICA / LUCAS DO RIO VERDE

Estímulo à impunidade: Socioeducativo para internação de menores infratores é trocado por casa de semiliberdade

Edésio Adorno
Lucas do Rio Verde



guri capa.jpg

 

A crônica policial registra com frequência apavorante o envolvimento de menores infratores em crimes violentos que vão de assassinato, latrocínio a estupro. As “crianças do crime” também tem atuação decisiva no narcotráfico.  

O menor infrator aterroriza a sociedade, pratica atos de barbárie e mata impiedosamente. Ainda assim, não comete crime. A hipocrisia do legislador criou o eufemismo jurídico chamado ato infracional. Nenhuma cidade brasileira está livre da ação delituosa de menor infrator, mas em Lucas do Rio Verde, o jovem transgressor jamais será forçado a cumprir medida socioeducativa de internação.  

guri 1.jpg

 

De acordo com o vereador Wlad Mesquita (PRTB), a proposta do Estado é mudar o sistema de internação que já era aplicado em Lucas do Rio Verde para um projeto piloto denominado Casa Semiliberdade.  

“Conforme já expus diversas vezes na tribuna, acredito que este caminho não é o certo, pois nossa cidade precisa de um local para internação dos adolescentes infratores. O socioeducativo é extremamente necessário para a Segurança Pública de Lucas do Rio Verde. Ressalto, porém, que não sou contra a implantação da Casa Semiliberdade, desde que ela seja o complemento do socioeducativo e não uma substituição”, completa o parlamentar.  

centro.jpg

 

A Casa Semiliberdade de Lucas do Rio Verdade não abriga nenhum adolescente infrator. No entanto, na unidade trabalham 20 agentes a mais de um ano a um custo mensal de algo em torno de R$ 100 mil. O pretexto para o fechamento do socioeducativo seria a falta de demanda. A verdade, no entanto, pode ser outra.

Informalmente, policiais civis e militares revelam que é expressivo o número de ocorrências com a participação de adolescentes infratores. Na última terça-feira (22/02), os vereadores Wlad Mesquita (PRTB), Márcio Albieri (PSD), Marcos Paulista (PTB) e Sandra Barzotto (Republicanos) participaram de uma reunião, na Câmara Municipal, com a comissão dos aprovados no concurso do Socioeducativo de Mato Grosso.

centro 1.jpg

 

Falando em nome da Comissão, o agente Rodrigo Rodrigues lembrou que o Governo de MT, o MPE e o Poder Judiciário firmaram um termo de acordo, em outubro de 2018, pelo qual o estado assume o compromisso de construir 06 novos Centros Socioeducativos no estado.  

Apenas o de Rondonópolis foi construído e entregue em agosto de 2021. Em Barra do Garças, as obras estão atrasadas e andam a passos de tartaruga. As obras do Socioeducativo de Sinop também seguem em marcha lenta. A unidade de Cuiabá sequer foi iniciada. De igual forma, assim como Cáceres, o Socioeducativo de Tangará da Serra, que deveria ter sido concluído e entregue em junho de 2021, ainda não saiu do papel.  

O Centro Socioeducativo de Lucas do Rio Verde, que o governo do estado desativou e transformou em Casa Semiaberta, sem debate prévio com a comunidade, foi construído com recursos da prefeitura e com a participação de municípios vizinhos.  

centro 2.jpg

 

Na ótica de vereadores, representantes da comissão dos aprovados no concurso do Socioeducativo de Mato Grosso, empresários, lideranças populares, servidores da Segurança Pública e de atores sociais, o fechamento do Socioeducativo para internação de infratores estimula a impunidade, desmotiva policiais no enfrentamento a criminalidade juvenil e coloca em risco a segurança de agentes do sistema, que terão que lidar com menores infratores na Casa Semiliberdade.

O governo do estado precisa cumprir o acordo firmado com o Judiciário e o MPE. Além de construir os seis centros socioeducativos, deve também reativar a unidade de Lucas do Rio Verde, sob pena de deixar a população refém de adolescentes infratores.

Se não vão cumprir medida de internação, no máximo passar alguns momentos na Casa Semiliberdade, esses menores se sentirão estimulados a continuar na saga do crime

“Se não vão cumprir medida de internação, no máximo passar alguns momentos na Casa Semiliberdade, esses menores se sentirão estimulados a continuar na saga do crime. Eles livres e a população condenada ao medo, a insegurança e sem saber a quem recorrer”, concordam os participantes da reunião.

Ainda durante as discussões, ficou acordado que a vereadora Sandra Barzotto, que é líder do prefeito na Câmara, faria gestão junto ao chefe do Executivo para receber uma comissão formada especialmente para debater a necessidade de reabertura do Centro Socioeducativo para internação de menores infratores de Lucas do Rio Verde. O chefe de gabinete do deputado Gilberto Cattani, Paulo Schenatto, ouviu as reclamações e queixas dos participantes da reunião.

"O deputado Cattani vai debater essa questão na Assembleia e levá-la para o governo do estado. A reivindicação da população é justa e precisa ser atendida. É inaceitável que uma cidade do porte de Luvas do Rio Verde não tenha um Centro Socioeducativo para internar seus adolescentes infratores com o objeitvo de recuperá-los e prepará-los para reinserção social", afirmou Schenatto .

Comente esta notícia

Valdeci Alves da silva 25/02/2022

É isso aí, parabéns a todos os envolvidos na causa do bem maior

positivo
0
negativo
0

Isabelle 25/02/2022

Absurdo, nossa população de Lucas do Rio Verde será refém desses menores infratores até quando? Como que fecham uma unidade de internação e muda para semiliberdade? Precisamos fortalecer e não enfraquecer. Somos a favor do Semiliberda mas junto com do internação.. Vamos mudar isso nobre Prefeito Miguel

positivo
0
negativo
0

Carlinda 25/02/2022

Tem que existir as duas unidades senhor prefeito Miguel Vaz! O Semiliberde tem que andar junto com Internação, o que n pode é fechar um e colocar outro, sendo esse outro p/ crime "leves". Aonde iriam os menores infratores q comentem crime de alto pontencial? Obrigado Wlad, Marcio e aos demais vereadores que estão engajados nessa luta!

positivo
0
negativo
0

Karen 25/02/2022

Transformaram um regime de internação para um SEMILIBERDADE, sem ter uma outra unidade? Não da p entender o que passa na cabeça de nossos representantes.. Chega ser revoltante! Que nossos amigos vereadores, Wlad, Marcio, Ideive.. o prefeito Miguel Vaz tomem uma atitude imediatamente. Inaceitável fizeram isso sem conhecimento algum da população

positivo
0
negativo
0

Kurtz Ramos 25/02/2022

Tendo em vista que hoje as Organizações criminosas/facções recrutam seus membros ainda muito jovens, faz se necessário uma maior atenção e investimento em centro socioeducativos. Esperamos uma maior atenção por parte dos governantes a esse setor tão importante no nosso estado.

positivo
0
negativo
0

Paniago L 25/02/2022

Excelente materia, explanou tudo, como exatamente esta acontecendo com Lucas do Rio Verde. Transformaram a unidade de internação num (hotelzin), os menores infratores, como; estupradores, latrocínio, assassinos decapitadores, estão dando ridadas da nossa cara, e a população de Lucas estará presa e apavorada no lugar desses menores, um equívoco muito grande! Reforço, não somos contra o semiliberdade, desde que tenha um regime de internação junto! Precisamos dos dois, semiliberde e Internação.. Parabens pelo conteúdo jornalistico

positivo
0
negativo
0

Luís Gustavo Bambil 25/02/2022

Parabéns aos envolvidos, que tiveram a brilhante ideia de romantizar o crime cometido por menores de 18 anos! Governo do Estado vamos garantir a segurança em todos os níveis! Construções já, nomeações já!!!!

positivo
0
negativo
0

Elizeu 25/02/2022

Parabéns pela reportagem. Muito bem pontuado os comentários.

positivo
0
negativo
0

André 25/02/2022

Um absurdo! Fizeram "um hotelzin" para esses menores infratores, logo estão rindo da cara das autoridades.. Graça a Deus da tempo de consertar esse equivoco! Contamos com ajuda dos legislativo e executivo para mudarmos essa situação

positivo
0
negativo
0

José Márcio da Silva 25/02/2022

Bom dia , tem que uniir todos os políticos pois as contruçãoes socioeducativas serão para todas as cidades vizinhas.

positivo
0
negativo
0

Joelton 25/02/2022

Não somos contra o SEMILIBERDADE , pelo contrário, e importante essa unidade. Más fechar uma unidade que já estava funcionando e regredir e causar prejuízo aos munícipes e o Estado . E necessário além da SEMILIBERDADE , também a unidade de internação ,uma forma cumprir o que preconiza o SINASE onde se completa um ciclo na recuperação dos adolescentes que se envolvem com atos infracionais mais grave.

positivo
0
negativo
0

Semy Silva Machado 25/02/2022

Absurdo isso,precisamos de mais unidades socioeducativas,tendo em vista que a cada dia menores são recrutados pelo crime organizado. #aprovadossocioeducativo.

positivo
0
negativo
0

Francismar 25/02/2022

Acreditamos muito no gestor desta cidade Lucas do rio verde #nomeiasocioeducativo já....

positivo
0
negativo
0

Roger felipe 25/02/2022

Esperamos, que o senhor prefeito Miguel vaz, não deixe a População Luverdensse Padesser, por motivos políticos

positivo
0
negativo
0

Leandro Oliveira Silva 25/02/2022

Não podemos aceitar o fechamento da unidade de Internação de Lucas do Rio Verde! Isso é péssimo pra segurança pública na apenas de Lucas, mas de todas as cidades da região ( Nova Mutum, Sorriso e etc.) O sócio educativo é uma peça fundamental na engrenagem da segurança pública do nosso estado.

positivo
0
negativo
0

15 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT