Da Redação
A Bronca Popular
Senador licenciado e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro, em depoimento à CPI do MST soltou os cachorros contra a Aprosoja. Segundo ele, a entidade perdeu legitimidade nos temas e na forma de conduzir. “Ela se politizou e fico muito triste com os caminhos que a Aprosoja tomou”, disse Fávaro.
Reações à fala indevida e na inapropriada do ministro Fávaro pipocaram na imprensa, nas redes sociais e no meio político. Produtores rurais e lideranças do agro manifestaram repudio ao discurso caustico do chefe do Mapa contra a entidade representativa dos produtores de soja e milho e ao mesmo tempo afável ao MST, uma entidade considerada como organização criminosa.
O senador Mauro Carvalho (UB) também protestou contra as sandices verborrágicas disparadas pelo ministro agregado do petista Lula. Em suas redes sociais, Carvalho foi assertivo e cirúrgico contra Fávaro:
- Estou gravando esse vídeo em função do que vi hoje (quinta-feira, 17) na CPI do MST. Me surpreendeu muito as palavras do ministro Carlos Fávaro, dizendo que a Aprosoja se desvirtuou e tomou o seu rumo na área política. Ora, se alguém se beneficiou da Aprosoja politicamente foi o próprio ministro Carlos Fávaro, que saiu da presidência da Aprosoja para vice-governador na gestão do governador Pedro Taques, depois se tornou senador e hoje é ministro de Estado da Agricultura. Então, o único beneficiário politicamente da Aprosoja foi o próprio ministro Carlos Fávaro, porque não tem nenhum outro presidente que assumiu a Aprosoja, que se tornou político depois -, comentou Carvalho.
Além de rechaçar as críticas de Favaro à Aprosoja, Mauro Carvalho fez questão de reafirmar seu apoio ao agro e as entidades representativas do setor agropecuário.
- Eu quero reiterar aqui o meu total apoio à Aprosoja, a Ampa, Acrimat e Famato. Vocês têm a minha admiração e o meu respeito. Os produtores de Mato Grosso fazem a diferença no desenvolvimento e no crescimento desse Estado. Então, a minha admiração a todos vocês -, pontuou o senador.
Na conclusão do texto postado em sua conta no Instagram, o senador Mauro Carvalho revelou uma informação de grande relevância. Segundo ele, a Aprosoja tem mais de oito mil associados, entre pequenos, médios e grandes produtores. “Todos têm o meu respeito”, concluiu.
Assista o vídeo:
Ver essa foto no Instagram