Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 08 de Abril de 2020, 13:49 - A | A

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020, 13h:49 - A | A

TANGARÁ DA SERRA

Herrero faz previsão funesta de 116 mortes para chantagear empresários e amedrontar população

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra

Especialistas multidisciplinares acompanham de perto o avanço da pandemia do coronavírus pelo mundo e tentam mensurar os estragos causados na saúde e na economia dos países mais castigados. Prevê quantas pessoas infectadas pelo covid-19 podem morrer ainda é uma equação praticamente impossível. Esse cálculo não pode ser realizado por um simples programa de computador.  

O diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo reportagem da revista Exame, entende como sendo “impossível realizar uma previsão de mortes por Covid-19, visto que é preciso levar diversos fatores – como faixa etária, localização e diagnóstico – em conta. Sendo assim, a conta mais exata é a individual para cada país”.  

Alarme falso  

Sem cuidado técnico e alheia a informações de especialista, a coordenadora da Vigilância Sanitária de Tangará da Serra, Juliana Herrero, postou em sua página pessoal no Facebook uma projeção alarmista e sem nenhuma sustentação.  

Com base em um programa de computador (covid-calc.org), Herrera chegou a uma conclusão apocalíptica. Segundo ela, Tangará da Serra terá 74 mil infectados pelo covid-19, 485 pessoas vão precisar de leito hospitalar e o que é mais apavorante, Herrera prevê que 116 tangaraenses vão morrer pelo covid-19.      

O alarme de Juliana Herrero tem um proposito político muito claro: criar na pânico na sociedade, obrigar a população a permanecer trancafiada em casa e reforçar a posição de Junqueira que insiste em manter o comércio fechado.  

Esse, no entanto, não é o único objetivo almejado pela postagem irresponsável de Herrera. Na verdade, ela faz o jogo político do prefeito Junqueira, que ao longo de quase oito anos no comando da prefeitura, não foi capaz de estruturar a rede pública de saúde.  

Agora, Junqueira teme o surgimento de uma meia dúzia de casos de covid-19. Sem nenhuma capacidade hospitalar, Junqueira insiste em manter o povo isolado e receia que a reabertura do comercio possa agravar a situação.  

O prefeito Fábio foi descuidado, relapso, negligente e omisso para com a saúde. Mas não admite assumir o ônus de sua incúria administrativa. Empresários, trabalhadores autônomos e a população em geral vão pagar um preço exorbitante pela falta de gestão de Junqueira.  

Juliana Herrero, além de fazer uma previsão macabra, funesta, para Tangará da Serra, escreveu em sua página no Facebook:

“uma situação é a capacidade de estrutura física para montar 20 leitos de Uti exclusivos para covid, outra é estar montados. Hoje temos apenas 1 leito completo pronto”.

Comente esta notícia

Renato Sales Dos Santos 08/04/2020

Em que se baseia este estudo mais apocalíptico, estão presidindo que irá morrer mais de 37 mil pessoas no Brasil então será que é falta do que pesquisar, praticamente pararam com os atendimentos rotineiros para tratar do Covid 19, será que foi baseado nesta representação gráfica, vai morrer mais gente com depressão e suicídios do que o próprio Covid 19 se continuarem com estas projeções.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT