Da Redação
O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (23), a primeira edição do Interage TCE 2023 no espaço Cultural Liu Arruda. O evento reuniu presidentes e representantes das Câmaras Municipais dos 141 municípios do estado. O presidente Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, Neurilan Fraga, participou da abertura do evento que teve como pauta principal a prestação de contas do Poder Legislativo municipal.
O presidente da AMM, ressaltou em seu discurso, a importância da capacitação realizada com os prefeitos no ano passado e da nova oportunidade de reunir também os vice-prefeitos na ação. “Olha que inovação. Em abril deste ano, terá o interage com os prefeitos novamente, e com os vice-prefeitos. O Tribunal mudou de punidor e passou a ser orientador e informador. Exatamente por essa razão que as gestões dos nossos prefeitos estão sendo mais eficientes”, disse ele, lembrando outras ações realizadas para melhorar a eficiência da gestão municipal.
Fraga destacou o programa o Tribunal em Movimento que vai para o interior do estado reunir com as lideranças. Ele frisou que são mais de dez mil servidores das prefeituras que foram capacitados pela casa. “Eu vejo esta reunião de hoje como um instrumento de unir câmara de vereadores e prefeituras. Todos nós temos o compromisso de fazer uma gestão de eficiência e levar resultados à população. Nós vamos conseguir fazer isso é treinando, preparando, capacitando e, acima de tudo, unidos com um único objetivo”, concluiu.
Para o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Bruno Rios, é uma oportunidade de diálogo institucional onde os presidentes de câmaras podem expor as situações cotidianas e solicitar a orientação. “Temos que que ter união, precisamos ser ouvidos, discutir não somente a nossa forma de gestão e sim, nos capacitar para que possamos representar com qualidade e eficiência, a nossa população em todo o estado”, assinalou Bruno.
O Interage TCE é um projeto lançado em 2022 e faz parte da proposta de gestão do presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, que tem priorizado a orientação para reduzir erros e garantir celeridade e efetividade às ações da administração pública. “Com a participação ativa dos presidentes das Câmaras, vamos avançar rumo ao nosso principal objetivo: a prestação de serviços de qualidade à sociedade”, destacou.
Conforme Movelli, o Interage oferece um diálogo franco e construtivo entre fiscal e fiscalizado, não deixando espaço para dúvida. “Desta forma faremos com que a gestão pública municipal mato-grossense alcance o patamar de referência nacional, produzindo valor público para a sociedade, que é o nosso maior objetivo”, concluiu Novelli.
Na ocasião, serão compartilhados produtos e informações das unidades do TCE que possuem um canal direto com a administração pública municipal, tais como o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) e o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC/MT).