Da Redação
A Bronca Popular
No bojo da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, instituída pela Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, governos estaduais e prefeituras se esforçam para facilitar e desburocratizar a abertura de empresas. É consenso para empresários e especialistas no tema que o excesso de regulação pelo estado dificulta a vida de pessoas físicas e jurídicas.
Preocupado quanto a essa questão, o governo Mauro Mendes (UB) está investindo R$ 2,1 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), na plataforma Empresa Instantânea. A implantação do sistema é de responsabilidade da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). De acordo com o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, com o novo sistema, o empreendedor de Mato Grosso poderá abrir sua própria empresa pela internet.
Lourenço explica ainda que o principal objetivo da plataforma é facilitar a rotina dos novos empreendedores mato-grossenses.
“A nossa equipe está trabalhando para que o empresário tenha seu alvará de forma rápida e sem burocracia. É uma plataforma totalmente digital, possui isenção da taxa da Junta Comercial, que é o preço público, e algumas prefeituras ainda estão dando isenção do primeiro alvará. Após preencher os dados solicitados, a empresa já estará aberta”, pontua.
Em Tangará da Serra, o vereador Eduardo Sanches é o principal defensor da liberdade econômica no âmbito do município.
Á convite do prefeito Vander Masson (UB), Lourenço apresenta, amanhã (quinta-feira/27), no auditório da Acits, a Plataforma Empresa Instantânea. O evento está sendo organizado pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Silvio Sommavilla.
A entrada será aberta ao público em geral.
Sommavilla espera contar com a participação de agentes públicos, empresários e futuros empreendedores em qualquer ramo de atividade econômica. A palestra será realizada às 17h.