Da Redação
A Bronca Popular
O juiz Yale Sabo Mendes, da 7ª Vara Cível de Cuiabá, ordenou a suspensão da inscrição da chapa liderada pelo atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, na corrida pela reeleição. A decisão, datada desta quinta-feira (24), impôs uma multa diária de R$ 5 mil para qualquer descumprimento.
A medida foi motivada por uma ação da chapa 1, liderada pelo prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB). A ação apontou irregularidades na inscrição da chapa "União: Municípios Fortes", encabeçada por Neurilan Fraga, alegando que não cumpriu as normas estatutárias da AMM, apesar de ter sido aceita pela comissão eleitoral.
Na decisão, o juiz ressaltou que a chapa de Neurilan não apresentou todas as assinaturas necessárias dos membros, conforme exigido pelo estatuto. Além disso, Yale destacou que Neurilan não forneceu suas certidões cíveis e criminais, incluindo um processo relacionado a crime ambiental.
Em suas palavras, o magistrado escreveu: "Não se pode perder de vista que neste momento de cognição sumária, mostra-se temerário chancelar a inscrição de uma chapa subsistindo inúmeras evidências de transgressões às disposições estatutárias, em total afronta ao princípio da isonomia e legalidade, o quais deveriam reger todo e qualquer procedimento eleitoral." A decisão ocorre em meio à aproximação das eleições para a nova diretoria da AMM, programadas para outubro.