Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 24 de Outubro de 2020, 11:05 - A | A

Sábado, 24 de Outubro de 2020, 11h:05 - A | A

Justiça confirma liminar e proíbe divulgação de pesquisa fraudulenta em Brasnorte

Edésio Adorno
Tangará da Serra

Justiça confirma liminar e proíbe divulgação de pesquisa fraudulenta em Brasnorte   No último dia 09 de outubro, a juíza da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte, Daiane Marilyn Vaz, acatou uma representação da coligação Juntos, Construindo uma Nova História (DEM, PP, PTB, MDB, PODE, PSL e PATRIOTA) e concedeu liminar para determinar a suspensão da divulgação de uma pesquisa com forte indicio de fraude realizada pela empresa Franco e Rodrigues Comunicação Social e Empreendimentos Ltda e divulgada no jornal Correio Continental e no Rdnews.  

A coordenação jurídica da coligação que sustenta a candidatura a prefeito do empresário Edelo Ferrari, lastrada em argumentos, fatos e documentos irrefutáveis, conseguiu provar que a tal pesquisa, que colocava o prefeito candidato a reeleição, Mauri Rui (PSD), na liderança não passava de uma mera armação tosca, viciada e fraudulenta.  

Ao apreciar o mérito da representação, a magistrada reconheceu que a pesquisa apresentava vícios e graves irregularidades, em especial quanto ao índice estatístico da margem de erro. “Quanto maior o índice de margem de erro, menos precisos são os resultados da pesquisa”, escreveu a doutora Marilyn Vaz.  

Em seu parecer, o Promotor Eleitoral anotou: “com tais erros graves e fatos não explicados pelas partes, a pesquisa perdeu sua cadeia de credibilidade, razão pela qual se torna inviável a continuidade de veiculação do referido conteúdo.”

 No dispositivo da sua decisão, a magistrada sentenciou: “posto isto, JULGO PROCEDENTE a representação, e o faço com resolução de mérito, nos termos do art. 487, inciso I do Código de Processo Civil, para declarar a pesquisa MT 02018/2020 irregular, bem como proibir sua divulgação.

CENÁRIO EM BRASNORTE

De acordo com pesquisa MT Dados, divulgada no último dia 12 de outubro, Edelo Ferrari (DEM) lidera a disputa pela prefeitura com mais que o dobro da preferência de seu adversário. Ferrari tem 43,75% das intenções de voto, bem a frente de Mauro Rui (PSD), que aparece com 21%.  Acesse o link abaixo para ver os dados completos dessa pesquisa.

Leia mais:  Com 45,50% Edelo dispara na liderança em Brasnorte, segundo pesquisa MT Dados  

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT