Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

POLÍTICA Sábado, 11 de Fevereiro de 2023, 07:39 - A | A

11 de Fevereiro de 2023, 07h:39 - A | A

POLÍTICA / CAMPOS DE JÚLIO

Mãe de criança que teve dengue hemorrágica defende secretário Deloir: “Ajudou salvar a vida de minha filha”

Solange diz que diante do agravamento do quadro clínico de sua filha ligou na madrugada para Deloir, pediu socorro e foi prontamente atendida.

Da Redação
A Bronca Popular



A professora Solange Bernardo Brito dos Santos, 40 anos, mãe de uma criança de 10 anos que precisou ser internada no Hospital Municipal Leocyr Lazarete para tratamento de dengue, entrou em contato com a reportagem para expor sua versão dos fatos e restabelecer a verdade.  

Este site noticiou o fato com base na narrativa da médica plantonista Dyessica Porfilia Carvalho, que registrou um boletim de ocorrência policial para, segundo ela, denunciar que o secretário de Administração Deloir José de Morais teria “invadido” o quarto no qual a paciente estava acamada. A médica acrescente ainda que teria sido “coagida e constrangida” pelo secretário da prefeitura.  

Em Nota de Esclarecimento enviada à redação, Solange pontua que a versão da médica não se sustenta. Ela conta que no segundo dia de internação sua filha vomitou sangue e foi diagnosticada com dengue hemorrágica, com evidente risco de morte.  

“Então, numa atitude de desespero, no início da madrugada do dia 05/01/2023, liguei para o Sr. Deloir José de Morais, pois era o Secretário que tínhamos o contato telefônico. Deloir me atendeu prontamente e, diante da situação, deslocou-se imediatamente ao hospital, a fim de tentar, de alguma forma, ajudar a resolver a situação”, relata Solange.

A mãe da paciente fez questão de enfatizar que o secretário Deloir “jamais invadiu o quarto da minha filha. Ele apenas foi conversar com a médica para tentar, de alguma forma, salvar minha filha, não medindo esforços, juntamente com mais pessoas, para conseguir uma UTI”.

“O Secretário de Administração só se dirigiu ao hospital porque foi chamado por mim, pois eu estava desesperada ao ver minha filha naquela situação”, completa Solange.

deloir.jpg

Mãe de criança que sofreu dengue hemorrágica diz que Deloir ajudou a salvar a vida de sua filha e expressa profunda gratidão

Na íntegra, a nota da professora Solange:                    

Diante das publicações que estão circulando nas mídias sociais, oriundas de uma publicação infundada do site www.abroncapopular.com.br , a qual cita o nome do Secretário de Administração do Município de Campos de Júlio/MT, Sr. Deloir José de Morais, EU, Solange Bernardo Brito dos Santos, venho esclarecer o que, de fato, ocorreu no hospital do município, na madrugada do dia 05/01/2023.                              

Minha filha, de 10 anos de idade, estava internada no referido hospital, desde o dia 02/01/2023, sendo diagnosticada com dengue.                              

No segundo dia de internação, minha filha vomitou sangue, sendo diagnosticado que ela estava com dengue hemorrágica.                              

O estado de saúde da minha filha só piorava, tanto que, na noite do dia 04/01/2023, fui informada que ela estava correndo risco de morte, mas que, naquele momento, não havia UTI pediátrica disponível pelo SUS no Estado de Mato Grosso.                              

Então, numa atitude de desespero, no início da madrugada do dia 05/01/2023, liguei para o Sr. Deloir José de Morais, pois era o Secretário que tínhamos o contato telefônico. Deloir me atendeu prontamente e, diante da situação, deslocou-se imediatamente ao hospital, a fim de tentar, de alguma forma, ajudar a resolver a situação.                              

Esclareço que Deloir jamais “invadiu” o quarto da minha filha. Ele apenas foi conversar com a médica para tentar, de alguma forma, salvar minha filha, não medindo esforços, juntamente com mais pessoas, para conseguir uma UTI.                              

Em resumo, o Secretário de Administração só se dirigiu ao hospital porque foi chamado por mim, pois eu estava desesperada ao ver minha filha naquela situação.                              

Atualmente, minha filha está recuperada e, juntamente com meu esposo, só temos a agradecer a atitude de Deloir naquela madrugada do dia 05/01/2023.  

Campos de Júlio/MT, 10 de fevereiro de 2023.

Solange Bernardo Brito dos Santos

Caso arquivado na polícia

O delegado da Polícia Judiciária Civil de Campos de Júlio, Eduardo Ribeiro Machado Ferreira, analisou o relato apresentado pela médica Dyessica Porfilia Carvalho e concluiu pela inexistência de elementos aptos a ensejar uma apuração criminal. A autoridade policial destacou que "não se extrai dos fatos nenhuma violência ou grave ameaça para configuração de delitos criminais". Machado concluiu pelo arquivamento da ocorrência registrada pela médica.

 DESPACHO Nº 2023.3.12338 - BO 2023.4719

Trata-se de B.O. informando que o Sr. Deloir José de Morais teria entrado no hospital municipal Leocyr Lazarete no intuito de colher informações a respeito da paciente NIcolly. A Sra. Dyessica Porfilia Carvalho afirma que diante do fato supracitado, teria se sentido coagida e pressionada.

Afirmou ainda que o Sr. Deloir teria falado ao telefone dentro do hospital em voz alta, desrespeitando regras administrativas do local. O sr. Deloir é Secretário de Administração do municipio e a Sra. Dyessica é médica plantonista no hospital municipal. Pela narrativa da conduta, não vislumbro elementos aptos a dar início a uma apuração criminal, atribuição precípua da Polícia Judiciaria Civil, haja vista não se extrair dos fatos nenhuma violência ou grave ameaça para configuração de delitos criminais.

Isto não significa que não possa haver ilícitos administrativo ou civil, porém escapa das atribuições desta Autoridade Policial, devendo ser buscada em seara específica (civil e administrativa).

Pelo exposto, DETERMINO:

a) Informe a comunicante sobre este despacho, após, arquive-se.

Cumpra.

Campos de Júlio/MT, 20 de janeiro de 2023.

Eduardo Ribeiro Machado Ferreira 

 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT