EDÉSIO ADORNO
Redação
Juraci Trettel, conhecido como “Jura Trettel”, chegou em Tangará da Serra em 1975. Foi um pioneiro arrojado que muito contribuiu para com o desenvolvimento do então distrito de Barra do Bugres, que um ano depois seria emancipado, fazendo surgir o pujante Município de Tangará da Serra. Seu Jura atuou na pecuária, plantou café e, juntamente com a família, instalou a máquina de beneficiamento de Arroz Tio Juca.
O pioneiro completaria 66 anos de idade no próximo dia 06 de julho. Seu aniversário, no entanto, será comemorado no paraíso celestial, ao lado do Criador. Ele sentiu desconforto na última segunda-feira. Foi atendido em um hospital particular. Na tarde de ontem (09) voltou a se sentir mal, foi internado em uma UTI, não respondeu ao tratamento e foi a óbito por volta das 9h.
Jura fazia tratamento de hanseníase, segundo informou fontes próximas a família. O falecimento do pioneiro, que foi um dos mais atuantes e ativos da cidade, pegou a todos de surpresa. Nas redes sociais, empresários, políticos, familiares e amigos lamentaram a morte do ilustre tangaraense.
“Com pesar que comunico a Falecimento de nosso Amigo Juraci (Jura) Trettel, Pioneiro Tangaraense, contribuiu junto com sua Família para o desenvolvimento de nossa Tangará da Serra. Meus sentimentos a todos Familiares”, escreveu no Facebook, o vice-prefeito Renato Gouveia.
O vereador Claudinho Frare também homenageou o amigo e conselheiro. “A saudade e a dor mais uma vez me pega de jeito, esses dias com meu velho pai e agora com esse grande amigo que eu tinha e vou carregar sempre no meu coração e nas minhas lembranças Meu grande amigo Juraci Trettel e também quase um pai pra mim, um homem sem igual que muitos conselhos me dava e me ligava sempre pra ir a fazenda ou em sua casa, para comemorarmos algo ou estarmos em união por ter o afeto da nossa boa amizade. Uma pessoa rodeada de amigos, cheio de bondade dentro do coração, humilde porém gigante em qualidades extraordinárias”.
Uma história edificante
O Diário da Serra, em matéria veiculada no dia 26 de outubro de 2018, contou a saga da família Trettel no Paraná, em Mato Grosso e sua chegada em Tangará da Serra. Uma justa homenagem aos pioneiros que desbravaram e muito fizeram pelo crescimento da cidade e região. Leia (AQUI).
A equipe da Bronca Popular manifesta seus sentimentos de pesar aos familiares e amigos do pioneiro Jura Trettel, que Deus o receba em sua moradia eterna e conforte o coração de todos.
O velório será realizado na Capela ecumênica Valdemar da Cruz, a partir das 10h. O sepultamento ocorre as 14 no Cemitério Municipal Jardim da Paz .