Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

POLÍTICA Domingo, 02 de Março de 2025, 14:31 - A | A

02 de Março de 2025, 14h:31 - A | A

POLÍTICA / JUSTIÇA E POLÍTICA

Moraes pede parecer da PGR sobre Eduardo Bolsonaro

Deputado é acusado de atentar contra a soberania nacional; petistas pedem apreensão de passaporte

Da Redação



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, em até cinco dias, sobre uma notícia-crime contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O pedido foi feito pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG), que acusam Eduardo de atentar contra a soberania nacional ao articular reações ao STF com políticos americanos.

Os parlamentares também pediram a apreensão do passaporte do deputado para interromper as "condutas ilícitas em curso".

Segundo eles, Eduardo Bolsonaro teria liderado uma tentativa de constranger não apenas um ministro do STF, mas todo o Poder Judiciário.

Nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro classificou sua atuação internacional como uma forma de "denunciar os fatos que acontecem no Brasil" e afirmou que há uma tentativa de cercear sua liberdade de expressão.

O Departamento de Estado dos EUA criticou Alexandre de Moraes, afirmando que suas decisões contra plataformas como X e Rumble são incompatíveis com os valores democráticos.

Em resposta, Moraes reforçou o compromisso com a soberania brasileira e a independência do Judiciário. O Itamaraty também se posicionou, rejeitando qualquer tentativa de politizar decisões judiciais.

 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT