Folha Max
Cerca de 200 pessoas foram retidas no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, nesta quinta-feira (12), depois que uma das passageiras apresentou sintomas do coronavírus.
Conforme a empresa de aviação Latam, o caso está sob supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A orientação foi para os passageiros utilizarem os equipamentos de segurança para a doença e realizassem o desembarque.
A passageira informou que estava com uma crise de sinusite e está sendo monitorada. Ela ainda deverá realizar o teste para coronavírus.
Os demais passageiros e a tripulação foram liberados, mas devem fazer o exame caso o teste apresente positivo para a jovem.
Conforme a Associação Médica Brasileira (AMB), o Corona vírus apresenta sintomas como tosse seca, febre (acima de 37,8 ºC) e cansaço. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.
Em casos mais graves surgem sintomas como síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. Pacientes que já tenham outras doenças, principalmente cardiovasculares, têm mais probabilidade de ter a versão mais crítica da Covid-19.
Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 17 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19. Seis casos ainda estão aguardando resultados de análise.]