Sábado, 09 de Novembro de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023, 10:51 - A | A

26 de Outubro de 2023, 10h:51 - A | A

POLÍTICA / TANGARÁ SAÚDE

Prefeito apresenta UPA à repórter e anuncia medidas inócuas para melhorar atendimento nas USFs

Vander Masson prometeu ampliar atendimento nas USFs com aumento de distribuição de senhas e contratação de mais médicos

Da Redação
A Bronca Popular



O apresentador do programa Cidade Agora, da TV Vale de Tangará da Serra, Wésllen Tecchio, postou em suas redes sociais agora a pouco que foi convidado pelo prefeito Vander Masson (UB) para conhecer toda estrutura oferecida no atendimento médico de urgência e emergência na UPA. 

"Fui convidado pelo prefeito Vander Masson para conhecer toda estrutura oferecida no atendimento médico de urgência e emergência na UPA de Tangará. Durante a visita o prefeito reconheceu que é preciso melhorar o atendimento na atenção básica para não superlotar a UPA. O prefeito confirmou que irá aumentar número de senhas nas UBSs e o número de médicos para atender a demanda existente", escreveu o comunicador.

Depois de desancar a gestão na área de saúde, Wésllen Tecchio se deu por satisfeito e agradecido com duas promessas do prefeito, ambas inexequiveis no curto prazo:

1) aumentar o número de senhas nas UBS (USFs) e

2) aumentar o número de médicos para atender a demanda.

A realidade

Tangará da Serra dispõe de 22 Unidades de Saúde da Família (USFs). Cada unidade tem um médico e esse profissional atende em média 35 pacientes durante sua carga horária, além de eventuais pequenos procedimentos de urgência.

Contratar mais médicos para as USF seria uma alternativa, a pergunta: a estrutura física dessas unidades de saúde estão preparada para receber mais um profissional médico?

Outra questão: a prefeitura tem previsão orçamentária para contratar mais médicos? Se tem caixa para tanto, porque não o fez antes?

Se não tem recurso orçamentário, conforme sempre alega, qual será o malabarismo para encontra a fonte desses recurso?

Distribuir senhas é o menor dos problemas. Caso essa medida seja colocada em prática, haverá ampliação do problema na rede de atenção básica. Mais senhas significa mais pacientes na fila de espera por atendimento médico.

Com o aumento de distribuição de senhas haverá um grande volume de pacientes, com formação de filas nas USF, sem médicos para atender a demanda. 

A toda evidência, o paliativo informado ao repórter da TV Vale não se presta nem como paliativo mesmo. 

Na conclusão de sua postagem, Wésllen Tecchio anotou: "Obrigado prefeito pelo convite". Ainda bem que o agradecimento foi apenas pelo convite. Se fosse pela informação, seria o caso de chorar. 

 Matéria atualizada

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT