Edésio Adorno
Tangará da Serra
Pagar os salários em dia é dever elementar de qualquer administrador público. Quaisquer dos motivos alegados pelo governante não se mostram razoáveis e sua atitude demonstra indiferença e desprezo pelos funcionários públicos e aposentados, professores, profissionais da saúde, técnicos e servidores em geral que dedicam boa parte de sua vida no atendimento à população.
Então, pagar dentro do mês trabalhado o servidor público, nem deveria ser notícia, por se tratar de algo previsível, rotineiro e de obrigação compulsória. Infelizmente, há oito anos isso não acontecia na prefeitura de Santo Afonso.
O prefeito Fernando Falcão (DEM), que é servidor de carreira do município, herdou a folha salarial de dezembro dos servidores da saúde, no valor bruto total de R$ 234.948,52.
O gestor também recebeu a prefeitura com parte da folha salarial da educação em atraso, no valor bruto total de R$ 95.556,47.
Nesses valores estão inclusos os encargos com CDC, Planos de Saúde, Previdência e INSS.
Em menos de 30 dias no exercício do mandato de prefeito, Fernando Falcão cortou gastos, acabou com regalias e privilégios e aumentou a arrecadação. O resultado será a realização de um feito histórico, inédito município: vai efetuar o pagamento de todos os servidores, sem escalonamento, nesta sexta-feira.
“Há 8 anos, a prefeitura de Santo Afonso não conseguia pagar a folha salarial de todos os servidores no dia 30 de cada mês, sempre ficando a Saúde e educação para o dia 10 do mês seguinte”, declarou.
Em declaração à nossa reportagem, o prefeito destacou que a boa arrecadação do mês de janeiro e o enxugamento da máquina pública, com corte ou redução de despesas foram medidas acertadas. “Vamos pagar, hoje (29), a folha salarial de todos os servidores de janeiro e também a folha atrasada da saúde e educação referente ao mês de dezembro.
Os servidores podem comemorar esse feito, que deveria ser rotineiro, mas que se torna inédito porque gestores do passado nunca tiveram esse compromisso com os funcionários da prefeitura. E o prefeito Falcão, obviamente que resgata um compromisso de campanha e demonstra que que gestão pública não é para amadores. É preciso ter equipe e competência administrativa.