Edésio Adorno
Campo Novo do Parecis
Nomeada para o cargo de secretária de Cultura e Turismo no dia 03 de agosto de 2021 pelo prefeito Rafael Machado, a esposa do vereador Jorge Itamar Rodrigues, Hildelânia Maria Melo Teles Rodrigues, permaneceu na chefia da pasta por pouco mais de oito meses.
A força política do vereador Itamar, que se converteu em cordeirinho do prefeito, desde que foi contemplado com a pasta da Cultura, não foi o suficiente para manter sua esposa no cargo. A exoneração de Hildelânia representa um duro revés para o vereador de atuação pífia que se considerava o aliado mais forte e influente de Machado.
Fontes do site em Campo Novo revelaram que dona Hildelânia Maria, além de não entender quase nada ou menos que nada de arte e manifestações culturais, se esforçava para articular as atividades desenvolvidas pela pasta para tonificar politicamente seu esposo, já com vistas às eleições de 2026, quando ele alimentava o sonho de ser embalado por Machado na disputa pela prefeitura da cidade.

Ainda de acordo com as informações repassadas a reportagem, a esposa de Itamar teria causado atritos, desavenças, animosidade e desagrados qualificados servidores da Cultura e do Turismo.
A produtora, professora e ativista cultural, Francislaine Almeida, com um histórico de formidáveis serviços prestados a arte e a cultura de Campo Novo, anunciou seu desligamento da pasta. No Facebook, a notável artista, na mais abrangente acepção do termo, sintetizou sua trajetória.
Francislaine destacou a participação do coletivo artístico de Campo Novo em eventos em vários municípios de Mato Grosso, bem como em festivais nacionais e internacionais – Chile e Argentina. O nome de Campo Novo foi projetado muito além do Chapadão do Parecis. Sob sua atuação, a arte de Campo Novo e o talento de seus artistas foram honrados, reconhecidos e premiados. “Somamos 22 premiações internacionais”, escreveu.
No Facebook, a instrutora Francislaine postou uma mensagem de despedida.
No texto ela se refere a doces lembranças e provoca emoção e reação de apoio de seus amigos e de todos que passaram por sua vida durante essas duas décadas de dedicação à arte e a cultura. A reação de internautas foi imediata, uma avalanche de curtidas, comentários e compartilhamentos fez a publicação alcançar forte engajamento.

- Com essas doces lembranças me despeço de 20 anos dedicados à arte na secretaria de Cultura de Campo Novo do Parecis. Sou grata a tudo que vivi, que sonhei e idealizei neste lugar. Mas diante do que vem acontecendo já não me sinto mais parte do lugar onde chamei de meu segundo lar por 20 anos.
Entrego meu cargo de instrutora com milhares de vidas tocadas pela arte. Respeito ao teatro e a tudo que nele se faz. Participação em vários municípios de Mato Grosso levando o nome de Campo Novo do Parecis. Festivais nacionais. Festivais internacionais, honrando e destacando com seriedade e talento a arte de Campo Novo. Entre eles, Argentina e Chile. Somando 22 premiações internacionais.
Neste palco construímos juntos "um milhão de sonhos" e não desistirei deles. Mas seguirei de cabeça erguida! Não deixo de acreditar que o bem sempre vence!
Aos meus amores, meus grandes pequenos artistas, aos também adultos que cresceram comigo, os que já se foram, aos que estão longe, que foram fundamentais nessa trajetória, aos pais que sempre me apoiaram e confiaram, a minha família, digo que minha vida, meu amor, minha arte que é minha missão nessa terra, é e sempre será dedicada a vocês -.