Da Redação
A Bronca Popular
Na próxima quinta-feira (28.09), os prefeitos dos oito municípios que compõem a Bacia do Rio Sepotuba estarão reunidos no Seminário da Água, promovido pela Prefeitura de Tangará da Serra, sob a liderança do prefeito Vander Masson.
O evento tem como objetivo apresentar dados sobre a situação atual do saneamento no município anfitrião e discutir ações e alternativas para superar os desafios relacionados a esse tema.
Confirmaram presença no encontro os prefeitos e prefeitas de Barra do Bugres, Cáceres, Lambari D’Oeste, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Salto do Céu, Santo Afonso, além do município anfitrião, Tangará da Serra.
O trabalho em Tangará teve início após a assinatura de um Termo de Cooperação com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), responsável pelo estudo e pelo evento.
O Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto até 2033, motivou a busca por uma instituição especializada para realizar os estudos.
O saneamento inclui também a drenagem de águas pluviais e o gerenciamento de resíduos sólidos.
O prefeito de Nortelândia e presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, Jossimar Fernandes, destacou a importância da busca por soluções integradas para problemas comuns entre os municípios. Segundo ele, essa abordagem aumenta a capacidade de interlocução das administrações municipais.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, ressaltou que a questão do saneamento afeta não apenas sua cidade, mas toda a região. Ele convidou os prefeitos da Bacia do Rio Sepotuba a participarem do evento para discutirem juntos os desafios e soluções relacionados ao saneamento.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, os oito municípios que compõem a Bacia do Rio Sepotuba somam aproximadamente 260 mil habitantes.
(Da redação com assessoria do nstituto Movimento Cidades Inteligentes)