Sábado, 27 de Julho de 2024

POLÍTICA Domingo, 27 de Dezembro de 2020, 19:36 - A | A

27 de Dezembro de 2020, 19h:36 - A | A

POLÍTICA / REDUÇÃO DE DESPESAS

Presidente do MT Par diz que usinas de energia solar vão zerar conta de luz

Da Redação
Rdnews



Habitações populares, energia solar em todos os órgãos públicos do Estado e lâmpadas de LED nos 141 municípios. São algumas das ações em andamento do MT Par, dirigido por Wener Santos. Ex-prefeito de Nova Marilândia, ele conta que ao assumir o cargo decidiu que era preciso oferecer soluções práticas para melhorar a qualidade dos serviços e, para isso, entendeu que seria o momento de mudar a dinâmica de atuação.

Wener santos  mt.JPG

 

“A avaliação que fizemos é que nós teríamos que focar nos municípios. Sempre fui municipalista, quando vi a oportunidade do MT Par em ajudar, pensei em como ter resultados mais práticos para chegar no cidadão. Não adiantava eu correr atrás de bancos internacionais, um monte de papel e se passar 4 anos e nada acontecer”, explicou a reportagem do Rdnews.

Ao assumir, conta, fez uma varredura nos contratos de habitação e identificou que havia mais de 10 mil casas não concluídas para serem entregues. “Hoje não é mais viável pensar em construir casas populares para doação, assim estamos ajudando em parcerias com os municípios para darmos a infraestrutura de calçadas e drenagem e eles entrarem com a obra”.

Ao todo, prevê a entrega de 20 casas e a regularização fundiária de outras 20 mil. Só em Várzea Grande, já estão sendo concluídos para e entre de 7 mil títulos de imóveis.

Outra meta de gestão, segundo Wener, é implementar cinco usinas solares fotovoltaicas até o final do mandato para zerar as contas de energia de todos os órgãos do Estado. A energia produzida vai para o sistema geral e basta ao órgão público cadastrar seu CNPJ, destinando a produção à sua manutenção. Os empreendimentos estão estimados em R$ 300 milhões que devem ser recuperados em cerca de 6 anos.

Para reduzir o consumo de eletricidade, o MT Par vai adquirir lâmpadas de LED que vão substituir as convencionais usadas na iluminação pública de todos os 141 municípios. As prefeituras vão arcar com os postes e a mão de obra e o Estado vai investir cerca de R$ 100 milhões na compra das lâmpadas que consomem 20% a menos que a convencionais.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT