Da Redação
A Bronca Popular
Leonardo Aparecido Sardi Pizeta, 38 anos, morador no bairro Valencia I, em Tangará da Serra, trabalha com propaganda volante. Infelizmente, ele sofreu um AVC hemorrágico, foi atendido na UPA, que não tem Centro Cirúrgico e nem UTI, mesmo assim teria sido intubado. Sua transferência para um hospital de Cuiabá somente foi possível graças a atuação da Defensoria Pública que ingressou com um Madado de Segurança na justiça e conseguiu uma liminar.
A esposa de Leonardo conversou com a reportagem.
Dona Marcely Socorro Egues afirmou que seu esposo precisa fazer dois exames para identificar a causa do AVC. Pelo SUS, a espera é longa é o quadro clínico do paciente é grave, inspira cuidados. Ela falou também que após os exames, os médicos vão decidir se o caso é de cirgia.
O tratamento médico nesse caso não é barato e a família não tem posses para arcar com as despesas.
No discurso de alguns políticos, a saúde de Tangará da Serra está as mil maravilhas, vai bem e obrigado. Na prática, as pessoas carentes enfrentam situação desumana. Até mesmo para ser transferidas para Cuiabá precisam da intervenção da justiça e da atuação firme da Defensoria Pública.
Os leitos de UTI já deveriam estar em funcionamento, assim como o Centro Cirurgico, prometido por muita gente, até agora é apenas uma miragem. Enquanto isso, equipamentos novos, modernos e de alto preço estão empilhados no hospital municipal. Gente morre e nada acontece.
Nas redes sociais e grupos de Whatsapp circula uma mensagem com pedido de ajuda para custear as despesas de Leonardo. Caso você possa colaborar, o número do PIX está abaixo na mensagem.
Atualização - a reportagem acaba de receber dois pedidos de exames imprescindíveis para o tratamento de Leonardo. Os médicos solicitaram um exame de Angioressonância cerebral e Arteriografia para investigação de hemorragia cerebral. Esses exames precisam ser feitos com a maior celeridade. O quadro clínico de Leonardo é grave. Amanhã, domingo e dia de eleição, dificilmente esses exames serão realizados. A esposa de Leonardo está apreensíva e pede ajuda a quem puder socorrer seu esposo.

