Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

POLÍTICA Domingo, 15 de Dezembro de 2019, 21:03 - A | A

15 de Dezembro de 2019, 21h:03 - A | A

POLÍTICA / ESCOLA MILITAR

Silvio Fávero realiza audiência pública em Tangará da Serra para debater escola cívico-militar

Na audiência, foram prestados esclarecimentos a população e a comunidade escolar

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra



Por iniciativa do deputado estadual Silvio Fávero (PSL) foi realizado, na última sexta-feira (13), no plenário da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, uma audiência pública para debater junto à comunidade a implantação de escolas cívico militares na cidade.  

Durante o encontro, que teve a presença do prefeito Fábio Junqueira, do deputado João Mattos, de vários vereadores, de professores da Unemat e de educadores da rede pública municipal e estadual de ensino, a população, por unanimidade, mostrou-se favorável à implantação da escola compartilhada cívico-militar no município.  

Escola militar 02.jpg

População participou ativamente dos debates

O posicionamento contrário foi restrito a um pequeno grupo de ativistas de esquerda. O Sintep também não vê com bons olhos a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro, que defende a ampliação das escolas cívico militares no país.  

A tese esquerdista, no entanto, foi rechaça com força tanto por educadores liberais quanto por ativista da direita, que defendem a conservação dos valores morais, éticos, filosóficos e cristãos argamassados na essencialidade do ser humano contemporâneo e evoluído.  

Em sua fala, o prefeito Junqueira relembrou sua trajetória em sala de aula e destacou que o ensino de qualidade é tão importante quanto a preservação de valores consagrados pela sociedade.

“Sou plenamente favorável a escola cívico militar. Os militares garantem a disciplina, a hierarquia e a ordem no espaço de ensino”, afirmou o prefeito Fábio Junqueira.

O projeto escola cívico militar não é impositivo. A população tem a liberdade para aceitar ou recusar a implantação da metodologia em Tangará da Serra.

“Estamos aqui para debater e apresentar o projeto a população. Se Tangará da Serra entender que não deve aceitar ou não precisa de uma ou mais unidades de ensino geridas pela Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar, outros municípios estão na fila de espera”, argumentou Fávero.

Exemplo de qualidade  

Escola militar 06.jpg

Deputado João Mattos prestigia audiência pública e manifesta apoio a implantação de escolas compartilhadas com a Polícia Militar e Bombeiros Militar.

Segundo informou Fávero, no estado, oito escolas são administradas pela Polícia Militar (PMMT) e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Isso porque, são professores da rede estadual de ensino os responsáveis por comandar as salas de aula.

Já a parte administrativa é de competência da PM, inclusive na ministração das aulas de instrução militar, ordem unida além de outras atividades.

Na audiência, foram esclarecidos diversos pontos que geravam dúvidas aos professores presentes e pais de alunos.

A informação de que os profissionais da rede de ensino correm o risco de perderem o emprego, por exemplo, foi elucidada pelo deputado estadual.

Fávero é autor da Lei nº 10.922/2019, que facilita a implantação da escola cívico-militar nos municípios mato-grossense. Para debater esse tema, que ganhou relevância com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, o deputado tem participado de audiências públicas em vários.  

“O objetivo das audiência públicas é debater o funcionamento dessa implantação e fazer com que suas vantagens cheguem à população”, afirmou

Investimento

escola militar 03.jpg

 

Mato Grosso está na lista das escolas cívico-militares que receberão recursos do governo federal, a partir do ano que vem. Por meio do Ministério da Educação (MEC), serão injetados no setor, R$ 54 milhões para viabilizar o projeto piloto das escolas cívico-militares em 54 instituições de ensino no Brasil.

Cada unidade escolar irá receber R$ 1 milhão para custear a infraestrutura e pagamento de pessoal. Cuiabá foi contemplada com investimento financeiro para duas escolas.  

Tangará da Serra pode ser contemplada com uma unidade. Vai depender apenas da manifestação favorável da população. É aceitar e apoiar ou largar. Você decide.  

Os vereadores Ronaldo Quintão, Rômer Japonês, Zedeca, Carlinhos da Esmeralda e Niltinho do Lanche participaram da audiência pública e manifestaram total apoio a implantação de escola cívico militar na cidade.  Também participou do evento o vereador professor Vagner Constatino, que apoia o projeto e acredita que Tangará da Serra será beneficiada. 

“Parabenizo o deputado Silvio Fávero pela realização dessa audiência pública em nossa cidade. Posso adiantar que a Câmara de Vereadores apoia a inciativa e vai defende-la junto a população”, afirmou Ronaldo Quintão.

Comente esta notícia

Jarlene Borges De Almeida 16/12/2019

Bom dia eu sou mãe é apoio a vinda da escola militar pra tangara da Serra tenho a sertesa que nossos filhos não vão conhecer o mal caminho isso é um sinhô pra todos nois pais e mães se aprovar com toda certeza vou colocar meu filho parabéns

positivo
0
negativo
0

1 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT