Da Redação
A Bronca Popular
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) está apostando na transformação tecnológica e no estímulo ao empreendedorismo e à colaboração por meio da criação do Laboratório de Inovação. O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, anunciou a novidade por meio da Portaria nº107/2023, publicada no Diário Oficial de Contas nesta segunda-feira (10).
O Laboratório de Inovação será um espaço livre para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, em consonância com a visão estratégica do Tribunal de Contas. Segundo Novelli, o laboratório funcionará como um ambiente reflexivo e colaborativo, explorando ideias, conceitos e metodologias que aprimorarão as atividades do controle externo.
A criação dessa unidade leva em consideração critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), bem como pela Lei nº 13.243, que incentiva o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação.
Vinculado à Escola Superior de Contas, o Laboratório de Inovação desempenhará um papel crucial na execução do Planejamento Estratégico de longo prazo do TCE-MT (2022/2027), pois é uma ferramenta eficiente para o avanço da administração pública gerencial.
Essa iniciativa reforça a principal meta da atual gestão do TCE-MT, que tem se dedicado à orientação e à aproximação com os jurisdicionados, visando ao aprimoramento dos serviços públicos nos 141 municípios do estado.
O presidente do TCE-MT ressaltou que o objetivo não é apenas fazer com que o Tribunal de Contas seja referência para outros órgãos, pois esse objetivo já foi alcançado. Agora, a intenção é transformar a gestão pública de Mato Grosso em uma referência nacional.
No documento, o conselheiro destaca ainda que a inovação é um valor institucional do TCE-MT, previsto inclusive no Código de Processo de Controle Externo (CPCE), que entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
Com a criação do Laboratório de Inovação, o TCE-MT demonstra seu compromisso com a modernização e o aprimoramento de suas atividades, buscando soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e a eficiência na administração pública. A iniciativa promete fortalecer o papel do tribunal como agente de transformação e referência no estado de Mato Grosso.