Da Redação
Faltam menos de 10 dias para as Olimpíadas dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC), em Natal. Para registrar a data, os atletas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) se reuniram na manhã desta segunda-feira (15) para a foto oficial da equipe que representará a Corte de Contas nesta edição, que será realizada entre os dias 22 e 27 de agosto.
“A união aqui no Tribunal se dá em todos os níveis, desde a harmonia entre os conselheiros, passando pelos servidores. É por isso que temos resultados tão positivos, tão favoráveis. Somos uma instituição ativa, colaboradora com os gestores do estado e, é claro, que entre nós também existe este espírito, o que é maravilhoso”, disse o conselheiro e chefe da delegação, Sérgio Ricardo.
Na ocasião, o conselheiro também lembrou que a edição de 2023 da OTC acontecerá em Mato Grosso. “Será a Olimpíada do Pantanal, quando o TCE-MT estará comemorando seus 70 anos de existência. Além de incentivar o esporte, fomentaremos a economia de Mato Grosso, movimentando hotéis, pontos turísticos, restaurantes e agências de turismo”, pontuou.
Desde a última edição da disputa, em 2019, a delegação mato-grossense mais do que dobrou e o número de participantes chega a 70 neste ano, o sexto maior do país. É o que explica o presidente da comissão organizadora em Mato Grosso, Nelson Kawahara. “No começo da delegação era pequena, a foto tinha poucas pessoas. Então este encontro hoje evidencia esse aumento.”
A recomendação para os atletas nesta reta final é para desacelerar os treinos para evitar contusões. É o que tem feito a atleta Lourine Neves, que participa da Olimpíada desde 2017 e está inscrita em seis modalidades neste ano. “A preparação já vem desde 2020 quando a gente começou os preparativos. O esporte tem essa função integrativa, além de melhorar a qualidade física e dar motivação para o trabalho”, diz.
OTC Natal
Para a OTC Natal são esperados 1.071 atletas e 347 acompanhantes que disputarão 23 modalidades esportivas coletivas e individuais. Esta será a maior Olimpíada em número de participantes desde o início dos jogos, em 2005. Além disso, esta é a primeira competição após o período de restrições provocado pela pandemia de Covid-19, tendo sido a última realizada em 2019 na cidade de Manaus (AM).
s disputas reúnem representantes de 27 cortes de contas e do Tribunal de Contas da República do Uruguai. Os atletas disputam as seguintes modalidades: basquete, futsal, futebol society, futevôlei, voleibol, vôlei de praia, atletismo, beach tennis, bocha, boliche, corrida, natação, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, pesca, sinuca, poker, dominó, damas, xadrez, truco e pebolim.
Natal também será a primeira cidade do Nordeste a sediar a OTC, maior evento esportivo da América Latina, envolvendo os membros e servidores das cortes de contas. Vale destacar que, desde 2018, os jogos passaram a ser realizados anualmente pela Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Tribunais de Contas do Brasil (ANOSTC).