A Câmara dos Deputados aprovou o PL 735/2020, que garante uma série de benefícios aos trabalhadores da agricultura familiar. Entre as medidas contempladas pelo projeto, segundo destaca o site Agro Link, estão a garantia de auxílio emergencial para agricultores familiares, a destinação de recursos de fomento de inclusão produtiva para a agricultura familiar, a oferta de crédito rural emergencial com linhas de crédito com juros reduzidos, o estabelecimento do Programa de Apoio Emergencial de Comercialização da Agricultura Familiar, garantindo teto diferenciado para grupos de mulheres agricultoras, e a aquisição de alimentos para formação de estoques, com possibilidade de pagamento por produtos.
Estranhamente, agricultores familiares ligados a direita condenaram a aprovação do projeto pelo simples fato da proposição ter sido de iniciativa de deputados do PT. "Isso vai fortalecer o MST", bradou um bolsonarista
O deputado Nelson Barbudo, que foi eleito com o compromisso de apoiar as pautas do setor, votou favorável, como era de esperar. O que não se esperava era a reação de militantes da direita que, sem causa justa, passou a hostilizar o parlamentar nas redes sociais. Vai entender!