Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

BLOG Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 08:33 - A | A

06 de Dezembro de 2023, 08h:33 - A | A

BLOG / DESLEIXO LINGUÍSTICO

Câmara de Vereadores de Tangará da Serra envergonha na comunicação oficial

Afirmações desastrosas e erros gramaticais comprometem ofício enviado a senadores para reprovar Dino ao STF

Da Redação
Blog Edição MT



A Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, uma cidade com mais de 100 mil habitantes, enviou um arremedo de ofício aos senadores Jayme Campos (UB), Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD) com pedido para reprovação do nome do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento estampa a falta de cuidado com a comunicação oficial.

O ofício, assinado pelos 14 vereadores, é um corolário de ultrajes à língua pátria, com erros que vão desde saltos abruptos na pessoa do discurso até falhas na concordância e atropelos nos sinais gráficos.

O texto, que visa expressar a contrariedade dos vereadores à indicação do atual Ministro da Justiça, Sr. Flávio Dino, para ocupar uma vaga na Suprema Corte de Justiça, revela não apenas desleixo, mas uma falta de zelo preocupante por parte da casa legislativa.

O teor do documento, longe de apresentar uma análise consistente, se perde em argumentos frágeis e confusos.

Um dos pontos centrais da crítica incisiva é o pueril argumento de que Flávio Dino seria suspeito de aproximação pessoal e política com o atual presidente da República.

A análise rasa desconsidera o conhecimento amplo da sociedade sobre a aliança política entre Dino e o ex-presidente Lula, aliados unidos por afinidade ideológica.

O texto, ao invés de contribuir para o debate público, se apresenta sem conteúdo substantivo, comprometendo a seriedade do posicionamento da Câmara de Vereadores e expondo Tangará da Serra a vexame nacional.

A falta de cuidado com a língua portuguesa é evidente logo nas saudações iniciais, ao saltar abruptamente da primeira para a segunda pessoa do singular. Além disso, erros de concordância e o atropelo nos sinais gráficos dificultam a leitura e prejudicam a compreensão do documento.

Diante dessa situação, a sociedade tangaraense deveria exigir uma postura mais responsável e diligente por parte dos representantes na Câmara de Vereadores. A comunicação oficial é a face pública do legislativo, e sua qualidade reflete diretamente a seriedade e o comprometimento com os princípios democráticos.

A atrocidade à língua pátria praticada pelos vereadores gera suspeita se eles têm qualificação técnica ou entendimento razoável para fiscalizar a área de educação. E mais: mostra que a Câmara de Vereadores, que consome algo em torno de R$ 9 milhões por ano, não tem nem mesmo uma assessoria qualificada para produzir um simples ofício.

O debate sobre a indicação para o STF deve se pautar em argumentos consistentes, e não em discursos vazios, narrativas ideológicas e muito menos em documentos oficiais com falhas primárias de redação.

A população espera que a Câmara corrija essas irregularidades, zelando pela qualidade da comunicação oficial e, assim, fortalecendo a confiança da comunidade nas instituições democráticas da cidade, do estado e do país. 

 

Comente esta notícia

Marcos Serafim Duarte 06/12/2023

Prova concreta que Dino será ministro no STF. Deveriam se preocupar com a cidade abandonada, nem água tem

positivo
0
negativo
0

Marcelo Salomão 06/12/2023

Pelo conteúdo da matéria, percebe-se claramente que o redator ou diretor do jornal on-line, tem desavenças com os vereadores. No documento enviado ao Senador(a), entende-se perfeitamente o teor da mensagem. E não contém tantos erros como a matéria apresenta. Simplesmente uma matéria com objetivo político.

positivo
0
negativo
0

Marcelo Salomão 06/12/2023

Pelo conteúdo da matéria, percebe-se claramente que o redator ou diretor do jornal on-line, tem desavenças com os vereadores. No documento enviado ao Senador(a), entende-se perfeitamente o teor da mensagem. E não contém tantos erros como a matéria apresenta. Simplesmente uma matéria com objetivo político.

positivo
0
negativo
0

3 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT