Domingo, 14 de Julho de 2024

COLUNISTAS Sábado, 29 de Junho de 2024, 13:12 - A | A

29 de Junho de 2024, 13h:12 - A | A

COLUNISTAS / FORMAÇÃO

Polícia Militar conclui curso de qualificação de 353 policiais

O Estágio de Qualificação de Praças é voltado para atualização de conhecimentos voltados para as práticas operacionais

Da Redação



A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a formatura do 14º Estágio de Qualificação de Praças, nesta sexta-feira (28.06). Ao todo, 353 policiais militares passaram pela formação.

Durante duas semanas, os militares participaram de instruções sobre Procedimento Operacional Padrão, Direito Penal Militar, Legislação de Trânsito, entre outras disciplinas, visando a atualização de conhecimentos e o aprimoramento de atividades operacionais práticas. O curso foi realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Esfap).

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou os alunos formandos e destacou a função do Estágio de Atualização e Qualificação da PMMT como uma ferramenta essencial para que os policiais militares se tornem aptos a assumir novos postos na instituição.

“São pré-requisitos para que esses policiais possam ser promovidos e, neste mês, conseguimos reunir policiais do interior e da Capital, passando por atualizações em diversas disciplinas, com atividades dentro e fora de sala de aula, ajudando no patrulhamento da cidade. Ficamos muito felizes em ver o Governo abrindo as portas para nossos militares que foram bem recepcionados pela primeira-dama, que ofertou esse momento único e especial na vida deles”, disse o coronel.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, afirmou que essa e todas as capacitações da Polícia Militar também fazem parte dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para melhoria e modernização do serviço público.

“A Polícia Militar dá um grande salto de qualidade quando disponibiliza aos nossos profissionais essa oportunidade, motivando e capacitando. Estamos enfrentando uma situação diferente em nosso Estado, onde temos o apoio do Governo e recebemos grandes investimentos, em viaturas, armamentos, treinamentos, capacitações, construção e reformas de unidades. O governador Mauro Mendes realmente se preocupa, se dedica e se esforça muito para que possamos ter melhores condições para atendermos o cidadão”, ressaltou. 

A turma teve como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que esteve presente na solenidade e agradeceu ao convite realizado pela Esfap e Polícia Militar.

“Foi uma surpresa o convite, fiquei muito honrada e emocionada, pois ouvi aqui tantos elogios ao meu trabalho e a minha equipe. Para mim é uma honra enorme, ser madrinha desses homens e mulheres do bem, que saem e deixam a família em casa para cuidarem de todos nós. Esse evento é um pequeno gesto de carinho pelo convite que recebi, mas saibam que vocês merecem muito mais por toda sua dedicação”, afirmou a primeira-dama.

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz, também esteve presente na formatura e destacou o papel e importância da Polícia Militar dentro da sociedade mato-grossense.

“Quero parabenizar a organização deste evento e a todos os formandos e formandas que buscam um aperfeiçoamento, conhecimento e progressão de carreira. Ser firme, ser altivo, ser resiliente e ao mesmo tempo ter a sensibilidade de entender os problemas do próximo, isso é essencial e que esse exemplo da primeira-dama seja carregado no coração de cada um de vocês. Nunca antes, a população precisou tanto da Polícia Militar e vossas senhorias são cada vez mais relevantes na nossa sociedade”, salientou.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Hélio Nishiyama, enfatizou a importância da atuação dos policiais militares do Estado e o papel do Governo nos constantes treinamentos para a instituição.

“A Polícia Militar integra um dos pilares do Estado, que é a Segurança Pública. Em especial, os senhores, que estão literalmente na linha de frente contra a criminalidade, que são os verdadeiros heróis, corajosos. O sucesso da atividade de cada policial na verdade é o sucesso da sociedade. Eu fico muito feliz quando vejo como o Governo do Estado se preocupa em treinar e aperfeiçoar o seu policial”, pontuou o desembargador.

Turma Sargento Odenil Alves Pedroso

A 14º turma de Estágio de Qualificação de Praças recebeu o nome “Sargento Odenil Alves Pedroso” em homenagem ao policial militar assassinado, durante horário de serviço, em Cuiabá, há um mês. 

Os familiares do sargento Odenil compareceram à cerimônia e foram homenageados pela primeira-dama, Virgínia Mendes. “Quero dizer à família do Odenil que sentimos muito pela perda, mas saibam que vocês têm aqui um ombro amigo e que estamos à disposição de vocês. Nós honramos e sentimos muito orgulho da farda de vocês”, afirmou a primeira-dama.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel PM Grasiele Bugalho; o secretário-chefe de Gabinete de Governo, tenente-coronel Jordan Espíndola; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourett; a comandante-adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o diretor da Agência Central de Inteligência da PMMT, coronel Ronaldo Roque da Silva; o comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel Manoel Bugalho, entre demais autoridades.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT