Da Redação
O Hospital Regional de Sorriso, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), capacitou a equipe da unidade em Urgência Pediátrica para aumentar a segurança e a agilidade na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro dia de treinamento, na segunda-feira (2), reuniu 37 profissionais da saúde no auditório do hospital. A capacitação também foi realizada na quarta e quinta-feira (4 e 5) e abordou condutas práticas para o manejo de emergências, incluindo protocolos de suporte de vida e manobras de reanimação cardiorrespiratórias (PCR), focando na segurança do paciente e na eficiência dos fluxos assistenciais.
Segundo a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho, a capacitação foi direcionada a todos os profissionais da equipe multidisciplinar, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, já que o atendimento pediátrico exige uma atuação integrada e sincronizada.
“A ação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) demonstra o compromisso da instituição com a excelência técnica e busca transformar as práticas de trabalho e a gestão do SUS, focando na melhoria para o usuário”, destacou.
Para garantir a adesão de todos os turnos, os treinamentos ocorreram presencialmente em horários diversificados. As atividades foram ministradas pela pediatra Tallyre Miyazaki.
Capacitação profissional
O Hospital Regional de Sorriso também realizou, de 27 a 30 de janeiro, uma capacitação voltada ao desenvolvimento humano e profissional de seus colaboradores, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Com o tema “Motivação e Comunicação Assertiva”, foram realizadas palestras que abordaram os benefícios da comunicação motivacional.
Durante a capacitação foram realizadas dinâmicas em grupo para promover a interação entre diferentes setores, repassadas técnicas de diálogo interno, focadas na otimização de processos, e apresentadas estratégias de automotivação, voltadas para os desafios cotidianos da assistência à saúde.
“O foco no capital humano é o que sustenta a melhoria dos processos. Ao investir em competências interpessoais, o Hospital Regional de Sorriso reafirma seu compromisso com a humanização e a qualidade dos serviços prestados à população", concluiu a diretora.






