Da Redação
A Bronca Popular
Juliana Herrero, Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, usou as redes sociais, no início da noite desta sexta-feira, para informar que houve confirmação laboratorial da circulação dos vírus da Influenza A (HN1N1 e H3N2) e Influenza B em Tangará da Serra.
Herrero anotou ainda que os casos confirmados até o momento são leves e que os pacientes seguem em tratamento domiciliar. "Diante disso, a Vigilância Epidemiológica solicita a população que evite aglomeração e reforce as medidas de higiene", recomendou.
"Se tiver alguém com sintomas respiratórios, principalmente nas escolas, essa criança deve ser afastada até que se cessem os sintomas e a criança possa voltar normalmente para a escola", completou.
Juliana afirmou ainda que a vacinação terá início no próximo dia 10 de abril e se estenderá até dia 31 de maio e enfatizou que enquanto não se tem a vacina é preciso tomar medidas paliativas, principalmente os cuidados de higiene pessoal.
Sintomas
A influenza (gripe) é uma doença viral aguda do trato respiratório, contagiosa, transmitida através das secreções das vias respiratórias. Caracteriza-se por febre de início súbito, associada a calafrios, dor de garganta, cefaléia, mal-estar, dores musculares e tosse não produtiva. As principais complicações são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares. O período de incubação, em geral, é de 1 a 4 dias, e a transmissão se dá através das vias respiratórias. A informação é do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/RS.
Ver essa foto no Instagram