Da Redação
A Bronca Popular
O presidente da entidade de suporte a invasão de propriedades rurais em Mato Grosso (FNL), Jonas Vinicios de Lima, o Jonas Sem Terra, comandou um reunião, na última sexta-feira (18), em um acampamento proximo a um assentamento do Incra em Itanhangá, onde milhares de familias residem e trabalham há mais de trinta nos.
Em uma mensagem acessada pela reportagem, Jonas comunica em um grupo de Whatssap: "Hoje na cidade de Itanhangá MT a FNL-Nacional está junto aqui com a família na luta uma reunião muito produtiva graças a Deus com 200 família na região previsão de 1000 família aqui".
No final de semana, a reportagem teve acesso a um áudio gravado pelo líder dos invasores. Nele, Jonas anuncia, sem apresentar nenhuma prova, que o Incra vai retormar 200 lotes de 100 hectares e repassar para a entidade que ele preside - FNL. A informação é falsa e visa induzir ingênuos trabalhadores ao pagamento de 'contribuição' a entidade sob a promessa de distribuição de lotes pela autarquia federal.
Na mensagem, Jonas conta lorotas sobre a invasão de uma Aréa de Preservação Permanente (APP) no Antonio Conselheiro e afirma que haverá uma revisão do Incra no local. É falso. A justiça federal já determinou a reintegração de posse da área. Ele diz ainda que a gleba Pecuama também será entregue aos grileiros. Outra inverdade.
A justiça também já determinou a reintegração de posse da fazenda Saúdade, em Arenapólis. Os moradores e produtores rurais do assentamento Tibagi e Banco da Terra, em Brasnorte, se mobilizaram e juntos impediram a invasão de suas propriedades pelo grupo comandado por Jonas Sem Terra.
Nossa reportagem apurou, que moradores e produtores de Intanhangá estão mobilizados a espera de Jonas e de seu grupo. Serão repelidos conforme expressa permissão legal. O deputado Gilberto Cattani acompanha atento a situação. Segundo ele, no próximo dia 03 de março haverá uma audiência pública na localidade para tratar das ameaças de invasão.
OUÇA O ÁUDIO: