Quarta-feira, 26 de Março de 2025

POLÍCIA Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 15:38 - A | A

28 de Abril de 2022, 15h:38 - A | A

POLÍCIA / GRILAGEM DE TERRA

Grileiros atropelam decisão judicial e voltam a invadir fazenda em Arenapólis

O candidato derrotado a prefeitura da cidade, Rogaciano Oliveira, apoia os invasores; ele próprio mantém um ‘grilo’ de 300 hectares na fazenda Saudade.

Da Redação
A Bronca Popular



Liderados por Eliane Ferreira dos Santos e Jonas Vinícios de Lima, o Jonas do Sem Terra, um grupo de grileiros voltou a invadir a fazenda Saudade, em Arenapólis, de onde foram despejados por ordem do o juiz da 2º Vara Cível Especializada em Direito Agrário de Cuiabá, Carlos Roberto Barros de Campos.  

O magistrado concedeu, no último dia 15 de fevereiro, ordem de reintegração de posse para determinar a imediata retirada das pessoas que ocupavam de forma irregular a área, se preciso, mediante intervenção de força policial.  

Em sinal de afronta a decisão do juiz Carlos Roberto Barros e de deboche ao judiciário, Eliane e Jonas do Sem Terra teriam comandado nova invasão a fazenda Saúde. A área esbulhada novamente é um Espólio de Assad Caran Neto. Os herdeiros lutam há mais de 10 anos na justiça para manter uma propriedade legitima, adquirida em 1967.  

rogaciano 2.png

 Ex-prefeito de Arenapolis, Rogaciano Oliveira, estaria em cima de 300 hectares griladas na fazenda Saudade

Em sua página no Facebook, o ex-prefeito e candidato derrotado ao mesmo cargo no pleito de 2020, Rogaciano Oliveira (PTB), escreveu, no dia 22 de março:

“Amigos, ontem acompanhado da Deputada Janaína Riva, do Ex-Vereador Romário filho, do amigo Pedro César França, estivemos na superintendência do Incra em Cuiabá, em uma audiência com o seu superintendente, Coronel Cunha, reivindicando agilidade na desapropriação da fazenda Saudade em nosso município”.  

A reportagem deste site apurou que o superintendente do Incra em Mato Grosso, coronel Marcos Vieira da Cunha, informou a Rogaciano e a parlamentar que o acompanhou na audiência que a autarquia federal não tem interesse na desapropriação da fazenda Saúde. A política fundiária do governo do presidente Jair Bolsonaro preza pelo respeito à propriedade privada e têm adotado respostas firmes e duras contra grileiros e invasores que tanto infernizaram produtores rurais durante os governos de esquerda.  

Rogaciano é suspeito de grilar uma área de mais de 300 hectares na fazenda Saudade. Contra ele tramita, desde 2011, na Vara Única de Arenápolis, uma ação de reintegração de posse. O desfecho dessa ação pode sair a qualquer momento. O direito a propriedade, garantido na CF/88, certamente que será reconhecido pelo juiz da causa.  

Em manifestações politicas nas redes sociais, Rogaciano se apresenta como sendo de direita e aliado do presidente Jair Bolsonaro. Na pratica, a verdade é outra.  

Como pode ser de direita, bolsonarista e ao mesmo tempo grilar fazenda, atropelar o direito a propriedade privada e ainda respaldar movimento clandestino de invasores? É uma atitude no mínimo de incoerência política e ideológica.

O outro lado

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o deputado Eduardo Botelho (UNIÃO) reiterou seu apoio à agricultura familiar, mas enfatizou que é preciso respeitar a propriedade particular. O parlamentar não endossa invasão de propriedades privadas, segundo declarou.

A deputada Janaina Riva (MDB) tem sua atuação no parlamento marcada pela defesa de movimentos sociais que reivindicam de forma pacifica seus direitos. Ela defende a reforma agrária e apoia a agricultura familiar. No caso, Janaína defende que o Incra faça a aquisição da área para assentar os trabalhadores.

A reportagem não conseguiu contato com Rogaciano Oliveira. Caso haja manifestação, será inserida nessa matéria.

Leia mais:

Justiça determina reintegração de posse de fazenda Saudade, que foi invadida há mais de 10 anos!

image
image

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT