EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O Ouvidor-Geral do Município de Tangará da Serra, advogado Alberto Fernando Ambrósio, que também atua na Ouvidoria do SUS, postou em uma rede social um resumo das atividades desenvolvidas pelo órgão e fez um apelo para que a população apresente queixas, reclamações, sugestões para melhorar o serviço de saúde, bem como denúncia contra servidores ou demandas não atendidas
“Nosso papel é ouvir pacientes que buscam tratamento de saúde, não só no âmbito da sala da Ouvidoria, no prédio da Prefeitura. Também atuamos in loco, por meio período do dia, em uma sala da Ouvidoria do SUS, ao lado da recepção da UPA”, explica Ambrósio.
Por determinação do prefeito Fábio Junqueira (MDB), na sala da UPA, o ouvidoria, além de acolher reclamações, sugestões e requerimentos, também coleta diariamente a opinião de pacientes e acompanhantes para avaliar o índice de satisfação do usuário do serviço público de saúde. Esses dados balizam a formulação de políticas para o setor e subsidiam a gestão na reformulação, mudança ou adoção de novas práticas para melhorar o atendimento ao paciente.

“É um corpo a corpo com o paciente - usuário do SUS - para resolver problemas no atendimento, ouvir sugestão sobre o que pode ser feito pela gestão para melhorar a qualidade do dos serviços prestados. O paciente sempre sabe o que pode ser feito pela gestão para qualificar ainda mais os serviços prestados pelo SUS”, escreveu Ambrósio.
No arremate de sua postagem, Fernando Ambrósio pontuou que a Ouvidora-geral também monitora o funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). “Realizamos visitas periódicas nas Unidades de Saúde da Família, seja atendendo denúncias, seja ouvindo a população e de igual forma coletando a opinião dos pacientes sobre o serviço disponibilidade na atenção básica de Saúde da Família”, concluiu
Serviço:
Para entrar em contato com a Ouvidoria:
E-mail: [email protected]
WhatsApp (65) 8402 8595
Telefone (65) 3311 4835
Telefone gratuito: 0800 647 4411
Caso queira, acesse o site: www.tangaradaserra.mt.gov.br/ouvidoria e preencha um formulário eletrônico.
Nota: o reclamante, solicitante ou denunciante, se preferir, não precisa se identificar ao apresentar uma denúncia.