Superintendência de Transportes Aéreos e Viários de Tangará da Serra (SUTRAV) colocou os agentes de trânsito nas ruas e avenidas da cidade. A ordem do chefe do órgão, que é subordinado ao secretário de Infraestrutura, Cassio Lorenzetti, é punir com dureza quem não observar a risca a legislação de trânsito.
Estacionamento em local proibido, não uso do cinto de segurança, passar em semáforo com sinal vermelho e fazer conversão em local não permitido, são algumas das infrações que estão sendo reprimidas pela equipe da Sutrav.
Veículos com placas convencionais estão sendo multados a torto e a direito. Já os condutores de veículos com placas do Mercosul não precisam se preocupar. Mesmo estando em vigor há mais de 6 meses, até agora a Sutrav não providenciou talonário apropriado para registrar autuação de placas com quatro dígitos.
“No auto só tem espaço para três letras e nas placas Mercosul existem 4 letras. Como o agente de transito pode lavrar o auto de infração se não dispõe do documento apropriado?”, questiona um advogado consultado pelo site.
Viatura oficial da Sutrav com placa ilegível: caso de multa por infração gravíssima
Multar alguns e lavrar um auto de infração viciado para outros significa que alguém será beneficiado e outros prejudicados. Lorenzetti, por omissão, estaria beneficiando condutores de veículos com placas do Mercosul “Por que o chefe da Sinfra, que controla a Sutrav, ainda não tomou providência para sanar esse grave problema?”, indaga o jurista ouvido pela reportagem
Não existe razão para colocar os agentes de trânsito nas ruas se o talonário de autos de infração não é compatível para notificar veículos com placas do Mercosul. Apenas os motoristas de veículos com placas antigas serão penalizados.
Questão política
Se o candidato do prefeito estivesse liderando as pesquisas, será que o Cássio tomaria essa atitude de aplicar multa no atacado e varejo contra os condutores de veículos?
Antes, Lorenzetti podia alegar que para fazer qualquer coisa precisaria de autorização do chefe da Sinfra. Hoje, esse chefe é ele próprio. Essa mudança brusca de atitude tem cheiro e aparência de perseguição política. Se Wesley tivesse na cabeça das pesquisas, provavelmente a situação seria outra.
A vituatura da Sutrav circula com a placa dianteira ilegivel. Nesse caso, fere o artigo 230, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade prevista é de multa e apreensão do veículo. A medida administrativa a ser adotada é a de remoção do veículo.