Da Redação
Será apreciado na sessão ordinária da Câmara de Tangará da Serra, nesta terça-feira, o Projeto de Lei Nº 08/2023, de autoria do vereador Ademir Anibale (MDB), que propõe a criação da Semana Municipal da Personalidade Negra Tangaraense. Na justificativa da proposição, o parlamentar explicou que a medida objetiva estimular o debate e a reflexão sobre a igualdade social, além de proporcionar reconhecimento aos fazedores negros.
Anibale sublinhou que de acordo com o censo 2010 do IBGE, 60% da população de Mato Grosso tem origem afrodescentes, o que supera media nacional. "Um Estado, cuja população é majoritariamente composta por negros e negras, é fundamental para a resistência romper as noções estereotipadas e compreender a complexidade das expressões da cultura deste povo e sua contribuição para a fexpressão cultural do território a que pertencem", escreveu e completou:
"Resistir é, em primeiro lugar, o enfrentamento a visão eurocêntrica e passar a enxergar as manifestações culturais de raizes africanas como sendo parte integrante da expressão cultural do território, tais como a capoeira, a poesia de rua, as danças, a religião e etc".
O projeto Anibale propõe que a Semana da Personalidade Negra Tangaraense coincida com o Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. Durante essa semana, entidades sociais que articulam a luta contra o preconceito e a igualdade racional, auxiliadas pelo poder público, realizarão eventos para ressaltar a importância do negro na construção da história e da grandeza do país.